Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

LUTO XAVANTE : Cinco anos de saudade do ídolo

LUTO XAVANTE : Cinco anos de saudade do ídolo
15 janeiro
07:41 2014
Uruguaio Cláudio Milar ficará para sempre guardado na memória dos Rubro Negros

Uruguaio Cláudio Milar ficará para sempre guardado na memória dos Rubro Negros

Um dia em que os rubro-negros não querem lembrar, mas jamais vão esquecer. Depois de um jogo-treino na localidade de Vale do Sol, em Santa Cruz do Sul, o ônibus, que conduzia a delegação de volta para Pelotas, tombou no km 150 da BR 392, em Canguçu. O acidente causou a morte do ídolo Cláudio Milar; do zagueiro Régis; e do treinador de goleiros, Giovane Guimarães. Hoje, completa cinco anos dessa que foi a maior tragédia envolvendo o futebol gaúcho.

Na tarde do dia 15 de janeiro de 2009, o Brasil realizou um amistoso diante do Santa Cruz. Venceu o jogo por 2 a 1 – um dos gols de Milar, cobrando pênalti. O último gol do ídolo xavante e, por ironia, sem a assistência da torcida rubro-negra. Em 208 jogos com a camisa do clube, o atacante marcou 110 gols. Seu sonho era encerrar a carreira em dois anos, justamente no centenário do Brasil. E pretendia também se tornar presidente do clube. Planos que foram ceifados naquela noite trágica.

Se Milar se tornou o ídolo eterno dos xavantes, as outras duas vítimas do acidente eram identificadas igualmente com o clube – por serem da cidade e por terem vínculo profundo com o Brasil. Régis jogava no time havia cinco anos; e Giovane Guimarães tinha sido goleiro revelado na base rubro-negra.

As marcas dessa tragédia ficarão para sempre, mas as consequências só no ano passado foram superadas. O Brasil desceu para a segunda divisão em 2009 por causa do acidente. E, em 2013, conseguiu recuperar seu posto na elite do futebol gaúcho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções