Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Maconha sintética é apreendida no Porto

06 agosto
09:16 2014

A Receita Federal encontrou no porto de Rio Grande seis quilos de uma substância suspeita de ser maconha sintética. Ela estava escondida em meio a outros produtos, em um contêiner de origem chinesa que foi encontrado pela equipe de servidores durante o trabalho de fiscalização da carga.

OS SEIS quilos da droga estavam escondidos num contêiner da China

OS SEIS quilos da droga estavam escondidos num contêiner da China

Conforme a Receita, em testes preliminares, o material suspeito reagiu positivamente, indicando a presença da droga. Os indícios apontam ser uma droga que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial. É produzida em laboratórios no sudeste asiático e nos Estados Unidos e é 100 vezes mais potente que a maconha natural. A droga é fabricada em laboratório, cujos principais componentes ativos não são encontrados na natureza e pode ser borrifado em ervas comuns como chás, erva-doce, orégano ou açafrão. Como não tem o cheiro característico da maconha, a fiscalização é mais difícil.

Não se sabe ao certo qual a composição, nem a concentração presentes nos produtos, tornando os efeitos imprevisíveis. O consumo provoca além de alucinações, cegueira, paralisia e até mesmo pode levar a morte dos usuários, conforme relatos divulgados na imprensa.

As informações sobre preços são vagas, mas a Receita acredita que o produto apreendido produziria dois mil pacotes e renderia aos traficantes em torno de R$ 200 mil.

O material vai continuar apreendido e vai haver procedimento administrativo aduaneiro, já que a substância não havia sido declarada e foi transportada de forma oculta e depois será encaminhado para a análise pericial a fim de definir se o ato praticado pelos contraventores configurou ou não crime de tráfico internacional.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções