Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Mais da metade das pessoas se expõem sem proteção ao sol no RS

Mais da metade das pessoas se expõem sem proteção ao sol no RS
17 janeiro
14:25 2020

Estatística foi feita durante o Dezembro Laranja realizado no Rio Grande do Sul pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS

Os dados foram coletados nos dez postos de atendimento localizados na capital gaúcha, região metropolitana e interior do estado. Foram 1.487 pacientes atendidos no mutirão que contou com o trabalho voluntário dos médicos dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia    Regional RS. Destes, 53.33% responderam que se expõem ao sol sem proteção. 40.89% afirmaram usar protetor solar e o restante, 5.78%, relatou não se expor ao sol.

– São 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil e no Rio Grande do Sul há uma incidência ainda maior porque existe um número muito grande de pessoas de pele clara. Temos que nos proteger evitando o sol mais forte que é entre 10h e 15h, usar chapéu, roupas de proteção e óculos e sempre que possível permanecer embaixo do guarda-sol, por exemplo. O filtro solar é muito importante mesmo em dias nublados. Recomendamos pelo menos fator 30 e não esquecer de aplicar em determinadas partes do corpo como pés e orelhas – explica a presidente da SBD-RS, Taciana Dal’Forno Dini.

A iniciativa, alusiva ao Dezembro Laranja, foi coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e no território gaúcho, foi organizada pela SBD-RS. Em 2019, pela primeira vez, foi usado um aplicativo no qual os dados de boa parte dos atendimentos foram lançados.

Os atendimentos foram totalmente gratuitos e os pacientes terão acompanhamento durante o tratamento indicado, que será realizado com parceria com a regional RS da Sociedade de Cirurgia Plástica. No Rio Grande do Sul, além dos locais em Porto Alegre foram prestados atendimentos na região metropolitana e interior. O atendimento ocorreu no Ambulatório do Hospital Universitário da ULBRA, em Canoas; no Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul; no Ambulatório de Especialidades Médicas do Centro Clínico Univates, em Lajeado; no Ambulatório de Dermatologia, em Passo Fundo; no Centro de Especialidades Municipal de Pelotas; no Ambulatório do Hospital Universitário de Rio Grande; no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul e na Policlínica Municipal de Uruguaiana.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções