Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Mais de 300 pessoas fazem o teste de hepatite C

Mais de 300 pessoas fazem o teste de hepatite C
29 julho
09:36 2016

No Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais, a tenda do “Fique Sabendo” atraiu 344 pessoas que passaram pelo Largo do Mercado Central, ontem, Os usuários receberam materiais informativos e preservativos (femininos ou masculinos), esclareceram dúvidas e puderam fazer o teste rápido para hepatite C – com um furinho no dedo, em 15 minutos já tinham o resultado.

Nascidos até a década de 1980 devem fazer o teste de hepatite C, que é rápido e gratuito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Centro de Especialidades – assim como o de hepatite B, sífilis e HIV. O cuidado especial para este público é devido ao fato de o vírus foi descoberto apenas em 1989 e o teste só começou a ser aplicado antes de transfusões em 1993. Portanto, muitas pessoas que passaram por transfusão de sangue antes disso pode ter sido contaminadas e não saberem.

A evolução no tratamento e cura da hepatite C evoluiu muito nos últimos anos. Até pouco tempo atrás ainda era tida como uma doença incurável. Atualmente a cura pode chegar a 100% dos casos, dependendo do paciente.

Contra a hepatite B há vacina, aplicada em três doses. A primeira é dada nos recém-nascidos antes de deixarem o hospital. Aos 15 meses fazem a da hepatite A. O calendário vacinal em dia é exigido em diversas situações, como para a matrícula das crianças na rede escolar, concessão do Bolsa Família e algumas vagas de emprego. Mais do que um dever dos pais, é um direito das crianças estarem saudáveis e imunizadas contra doenças.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções