Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Mais nove cavalos da Hospedaria são adotados

Mais nove cavalos da Hospedaria são adotados
23 maio
14:27 2017

Sétima edição do evento eleva para 70 o número de exemplares adotados

A Hospedaria de Grandes Animais proporcionou a adoção de mais nove cavalos nesta segunda-feira (22). Em sua sétima edição, o evento alcançou a marca total de 70 equinos que deixaram para trás a dura vida nas ruas e ganharam um novo lar. Dez pessoas participaram da seleção e assinaram o termo de compromisso que proíbe o uso dos exemplares em trabalho forçado.

O psicicultor Edmur Coelho, 46, não cons­eguiu esconder a alegria em poder levar para a casa a pequena Violeta, a potra escolhida para ser a primeira de muitos planejados para viverem sob seus cuidados. A propriedade no interior de Canguçu tem pastagem abundante e será o local ideal para fêmea se desenvolver saudável e longe de qualquer atividade de tração animal. “Com o nosso espaço e cuidado, ela vai ter uma vida boa”, afirmou Léa Oliveira, 45, esposa de Coelho. Para o casal, a chegada de Violeta é carregada não só de carinho, mas de grande expectativa também. “O cavalo traz essa unidade, essa capacidade de aproximar a família”, completou o psicicultor.

O casal de aposentados Gerci e Ledi Silva,69 e 63, também saiu com uma fêmea batizada ali mesmo: Sarita. Ledi contou que valeu a pena ir ao evento para receber uma égua jovem e bonita como eles queriam ter no Sítio no Monte Bonito. “Fazia um tempo que queríamos um cavalo, pois temos muito espaço e nenhum animal para aproveitar. Agora temos ela”, falou Ledi.

A prefeita Paula Mascarenhas participou da ação e reforçou a importância de assegurar a remoção dos animais das vias públicas para evitar acidentes no trânsito e garantir simultaneamente o bem-estar deles. “São animais dóceis que só precisam ser bem tratados”, observou Paula ao enfatizar ainda que o acompanhamento das adoções comprova os resultados positivos.

Também estiveram presentes o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Jeferson Dutra e o diretor da Hospedaria, Marco Moraes.

Segurança e proteção

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) mantém o serviço de apreensão e a Hospedaria. Após retirados das ruas ou recolhidos por denúncias de maus tratos, os animais ficam sob a tutela da prefeitura. Quando o animal não é resgatado pelo antigo dono, a SSUI está autorizada a oferecê-lo para adoção.

O proprietário tem até 30 dias para reivindicar a posse, mediante ao pagamento de uma Unidade de Referência Municipal (URM), valor correspondente a R$ 107,17. Enquanto ficam em recuperação na Hospedaria, os animais contam com acompanhamento veterinário e vigilância 24h.

Denúncias de animais soltos em vias públicas ou de maus tratos podem ser informadas através do telefone 3271-9244. O horário de recolhimento é das 8h às 16h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções