Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Mais segurança para o Fátima, Porto e Balsa

Mais segurança para o Fátima, Porto e Balsa
09 julho
09:15 2014

Parceria entre BM, Prefeitura e Governo do Estado implanta 9º Núcleo de Policiamento Comunitário naqueles bairros

Mais de 200 moradores dos bairros Porto, Balsa e Fátima participaram, na noite de segunda-feira, no Sudeste FC, da cerimônia de apresentação do núcleo 09 do Programa de Policiamento Comunitário, realizado pela Prefeitura de Pelotas e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Com a presença da vice-prefeita Paula Mascarenhas, a comunidade teve a oportunidade de conhecer a equipe liderada pela tenente Luciana e pelos sargentos Casarin e Silva. Bitencourt, Araújo, Ludier e Tiago Teixeira são os quatro soldados que trabalharão diariamente para garantir a segurança na região. Além disso, os participantes puderam questionar sobre temas relacionados à segurança pública.

Com o objetivo de manter a presença real da polícia ostensiva junto à comunidade, uma viatura estará à disposição dos quatro policiais que atuarão na ronda da região a qual fazem parte, aumentando a segurança das famílias que residem nos onze núcleos distribuídos pela cidade.

Durante a cerimônia, dois representantes das empresas locais Postos Bubi e Expresso Embaixador formalizaram a doação de um aparelho celular para servir de contato entre os moradores e a equipe de policiais, e uma câmera fotográfica para auxiliar no registro das atividades.

Em sua saudação, Paula destacou que a ação é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, que iniciou já na primeira semana do governo. “A cidade completa 202 anos e temos enormes desafios e muito para crescer. Sabemos que uma das principais preocupações da população brasileira, logo após a saúde, é a segurança. Por isso, não hesitamos em aderir ao programa proposto pelo Governo do Estado para garantir mais tranquilidade aos moradores de nossa cidade”, disse ao salientar o interesse do governo, já manifestado pelo prefeito Eduardo Leite, de ampliar o investimento para a criação de novos núcleos no Município.

AO todo serão 11 núcleos em Pelotas, sendo um de coordenação

AO todo serão 11 núcleos em Pelotas, sendo um de coordenação

Atualmente, o Governo do Estado investe R$ 1 milhão no Programa e a Prefeitura investirá, em três anos, quase R$ 1 milhão, para que o Policiamento Comunitário possa de fato se desenvolver na cidade. Pelotas é a décima quinta cidade do Rio Grande do Sul a ter o Programa.

PROGRMA – Em Pelotas, dez núcleos fixos e um de coordenação abrangerão todos os bairros. As unidades irão funcionar com quatro PMs residindo com suas famílias e trabalhando no local. Os grupos estarão equipados, mas atuarão como moradores, participando das ações das comunidades.

Ainda que o principal objetivo do Programa não seja atacar crimes como tráfico ou homicídios, as estatísticas de onde o Programa já foi implementado apontam para uma redução significativa em todos os delitos – em alguns municípios chegou a cair 57% o número de homicídios e 100% o de latrocínios (roubo seguido de morte). Em Caxias do Sul, em um ano e meio de atuação foi possível constatar uma redução de 50% dos registros de homicídios e roubos.

Os horários e locais de atuação serão definidos juntamente com a comunidade em reuniões periódicas com representantes da comunidade, onde serão apresentados relatórios de avaliação do programa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções