Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Marina Mara na 41ª Feira do Livro de Pelotas

21 outubro
17:08 2013

A Câmara Pelotense do Livro e a Prefeitura Municipal de Pelotas divulgam mais um escritor convidado a participar da programação da 41ª Feira do Livro de Pelotas, que acontece de 31 de outubro a 17 de novembro no Mercado Central.

A Secretaria de Cultura (Secult) trará pela primeira vez na Feira do Livro de Pelotas a poeta, publicitária e produtora cultural independente Marina Mara. A escritora estará na cidade de 9 a 11 de novembro, com sessão de autógrafos, recital de poemas e oficina. Entre as atrações já confirmadas, no dia 9 de novembro, Sarau com o grupo Mandinga, no Casarão 6 (Praça Coronel Pedro Osório, 6), às 21h, Marina Mara também ministrará o workshop “Profissão Poeta”. As demais atividades da escritora em Pelotas serão divulgadas nos próximos dias.

Mais informações sobre a Feira do Livro de Pelotas no blog http://feiradolivrodepelotas2013.blogspot.com.br. A realização da 41ª Feira do Livro de Pelotas é uma iniciativa da Câmara Pelotense do Livro com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, através da Secult.

Sobre a artista Marina Mara

Artista estará presente na 41° Feira do Livro de Pelotas

Artista estará presente na 41° Feira do Livro de Pelotas

Marina Mara nasceu em Brasília (DF), em 30 de março de 1979. Graduada em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, trabalhou alguns anos como jornalista e atualmente é produtora cultural independente.

Em sua carreira literária, Marina venceu alguns concursos de poesia, conto e redação, dos quais destacam-se o Prêmio Criatividade 2005, realizado pelo Governo do Distrito Federal; O Voo do 14 Bis, realizado pelo Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Jornal Folha Dirigida, no qual teve sua redação escolhida entre mais de 37 mil textos de todo o país; o Concurso Nacional de Poesia Cassiano Nunes, realizado pela Universidade de Brasília, no qual prestou uma homenagem ao centenário de Burle Marx; o Bolão Poético, realizado pelo Instituto Imersão Latino Americana – IMEL (em espanhol), entre outros.

Em 2008, quando decidiu lançar seu primeiro projeto poético, o Sarau Sanitário, Marina tomou uma importante decisão: “viver de poesia”.  Em busca de seu objetivo, a poeta fez cursos de Captação de Recursos Culturais; cursos de Roteiro e Direção Cinematográfica; Organização de shows e eventos; Designer Gráfico; Gestão e Produção Cultural e participou de diversos seminários pelo país com foco em políticas públicas voltadas à cultura. O Sarau Sanitário, que é parte de um projeto homônimo que distribuiu mil cartazes com poesia por banheiros públicos e pelo mundo virtual obteve grande repercussão na mídia e cena literária nacional.  Em setembro de 2011, Marina foi convidada a participar do projeto Orchestra of Sample, do Addictive TV, importante duo audiovisual londrino. Em março de 2012, Marina produziu a Parada Poética, dez horas de arte reunindo cerca de cinquenta artistas em um palco-caminhão para celebrar o Dia Mundial da Poesia e para ressignificar a praça na qual ocorreu um dos crimes mais bárbaros do país – a morte do índio Pataxó Gaudino dos Santos, que foi queimado enquanto dormia em uma parada de ônibus, em Brasília. A parada foi envelopada com páginas do livro Sarau Sanitário.

Em junho de 2012, quando se mudou para o Rio de Janeiro, Marina foi convidada a se apresentar na Cúpula dos Povos na Rio+20 (Museu da República – RJ, Tenda Ágora Ambiental, Museu de Arte Moderna – MAM) e também realizou intervenções urbanas com poesia pelas ruas do Rio. Em outubro do mesmo ano, Marina realizou a segunda edição do projeto Declame para Drummond, um intercâmbio de poesia autoral em homenagem ao poeta que completaria 110 anos no dia 31 de outubro. O coletivo, formado, coincidentemente, por 110 poetas de todo o Brasil, distribuiu milhares de poemas em suas cidades para que fossem encontrados “no meio do caminho” por algum ilustre desconhecido. Os poemas autorais foram distribuídos em todos os estados do Brasil, em algumas cidades de Portugal, Espanha, Itália, Noruega, Suíça, Timor Leste, para os brasileiros que lá se encontravam.

No Rio de Janeiro, Marina foi selecionada para participar do Festival Internacional de Teatro Home Theatre em 2013, onde dirigiu e atuou em um espetáculo poético autoral. Ainda na Cidade Maravilhosa, a poeta fez parte da coordenação do Movimento Rio Capital da Poesia e participou da mesa de abertura da Semana da Poesia 2013 na Biblioteca Nacional ao lado de poetas contemporâneos como Sérgio Vaz (Cooperifa – SP), Thereza Roque da Motta (editora Ibis Libris) – transmitido ao vivo em rede nacional, entre outros.

Para falar sobre seu protagonismo poético, Marina Mara foi convidada a participar de programas de TV, Rádio, Seminários e a conceder entrevistas a importantes veículos de comunicação do país. Porém, um dos momentos mais marcantes da carreira de Marina Mara foi a resposta de seu maior ídolo, o mestre Tom Zé, ao receber um roteiro para longa-metragem em animação escrito pela poeta-roteirista em sua homenagem. No dia 29 de dezembro de 2010, Tom Zé escreveu em seu blog: “Marina escreveu minha origem biográfica com uma capacidade rara. O atual caminho de busca do individualismo por parte dos escritores dá resultados dignos de nota, mas é comum que não se afastem muito de um eixo pessoal que  fecha asas e restringe os passos. Com as exceções literárias que os leitores conhecem, por certo. Marina é de uma outra estirpe, ela voa, distancia-se e entrega um texto rico ao leitor. É prazeroso lê-la, ela tem inteligência”.

Workshop: Profissão Poeta

A poesia vem reconquistando seu espaço na mídia, no mercado editorial e, ainda timidamente,  no cotidiano do grande público. Porém, onde estão os poetas vivos da nossa sociedade? Será que é possível viver de poesia em plena era digital?

Após alguns anos dedicados à produção de projetos que visam a  popularização da poesia em diversos estados brasileiros, a poeta Marina Mara observou a enorme distância entre esse gênero literário e a maioria das pessoas, principalmente nas classes menos favorecidas economicamente. Um dos fatores observados é o domínio dos meios de comunicação pela indústria cultural que tem como objetivo a massificação da arte visando lucro rápido sobre a venda de produtos efêmeros, o que exclui a boa Poesia. Em detrimento dessa realidade, vemos os “best sellers” e outros modismos de qualidade literária duvidosa sendo vendidos aos montes enquanto, muitas vezes, grandes obras de novos escritores sequer são aceitas pelas grandes editoras para apreciação.

Mas essa realidade está mudando. Com o advento da internet e de sua gradativa disseminação entre as diversas camadas sociais, a indústria cultural vem perdendo força de persuasão entre o grande público, que adquiriu poder de escolha e liberdade de consumo. A utilização de alguns princípios da Economia Criativa visando identificar novas formas de publicação de poesia é um fator decisivo para que essa retorne ao cotidiano das pessoas. E para vencermos essa batalha, a atuação dos poetas é imprescindível.

Visando a troca de experiência com os poetas que pretendem dar uma tônica mais  profissional à carreira, Marina Mara criou o Workshop Profissão Poeta, que pretende, de forma prática e descontraída, mostrar o caminho das pedras – que haverão no meio do caminho – entre novos poetas e o público. Os temas abordados no Workshop Profissão Poeta são: Diferentes formas de publicação de Poesia; Captação de Recursos para projetos de poesia; Dicas de Palco e Poesia Falada; Como ter um blog bem acessado; Como produzir e divulgar eventos de Poesia; Redes Sociais e a Poesia; Estratégias de Marketing, entre outros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções