Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2019

Notícias

Marquinho Brasil se apresenta no Som Daqui

26 setembro
14:18 2013

25-09-13 (3)O compositor e cantor Marquinho Brasil, um andarilho que nasceu no Acre, morou em Brasília, em Juiz de Fora (MG) e acabou por enraizar-se em Pelotas, apresenta-se no projeto Som Daqui, da Câmara de Vereadores, nesta sexta, às 18h30. Há 18 anos, Marquinho encantou-se com o Sul e aqui distribui sua poesia musical, que reúne esta mistura de cultura, sotaques e costumes do Brasil.
Seu currículo é extenso. O pai, seresteiro, lhe passou o gosto pela música. Aos 16 anos, em Brasília, animado pelos festivais estudantis começou a compor, e, em 1987, apresentou seu primeiro show com a Banda Mir, que em russo quer dizer “Paz”. No ano seguinte, participou de vários festivais com o Grupo Folclórico Novos Baianos, no Teatro Nacional de Brasília.

Internacional

Marquinho Brasil também atravessou a fronteira e levou sua música para o Festival Mundial de La Cultura Caribenha, em Cuba. Destacou-se em eventos em Minas Gerais, São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde se identificou com a cultura nativista.
Sua discografia reúne as obras Andarilho, de 2000, Real e Abstrato, de 2002, Estrada de 2005, e Com as Próprias Mãos, de 2010.
A atual montagem, com uma banda formada por músicos gaúchos, gera, segundo Marquinho Brasil, “uma riqueza de sotaque musical nos arranjos, reunida às influências que absorvi nas minhas andanças pelo país e o Norte de onde vim”. Tudo isto poderá ser muito bem apreciado na apresentação, aberta ao público, nesta sexta-feira, no plenário da Câmara.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções