Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Material sobre fauna da região é lançado na Feira do Livro

18 novembro
09:56 2013
AUTORIDADES no estande do DNIT

AUTORIDADES no estande do DNIT

Buscando expor para a comunidade os resultados do Programa de Monitoramento de Fauna, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.), produziu um boletim de fauna.

O material, que traz registros de alguns dos animais mais encontrados na região, foi lançado quarta-feira, às 18h, na 41ª Feira do Livro de Pelotas e elogiado pelos visitantes. “Parabéns pela iniciativa”, falou o assessor especial do prefeito, Sadi Sapper.

Com estimativa de 3,5 mil pessoas por dia circulando na feira, segundo a Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult), o estande do órgão também estava repleto de crianças no começo da tarde. Além de colorirem os desenhos que trazem ilustrações do mão-pelada, mascote da Gestão Ambiental, elas ainda divertiram-se com o jogo do Passa-Bicho. “Aqui se proporcionou espaço permanente para as crianças, vinculando a feira com a educação ambiental e despertando o senso crítico”, salientou o gerente de livro e literatura da Secult, Lúcio Xavier, que prestigiou o lançamento do material.

Como uma ferramenta de comunicação, o boletim é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A ideia de produzir um específico sobre fauna é só o primeiro de outros materiais nesta linha que a Gestão Ambiental pretende lançar. A patrona da Feira do Livro, Angélica Freitas, gostou da iniciativa. “Acredito que a maioria de nós nem tem noção da variedade da fauna da nossa região, então o boletim serve também para apresentá-la ao público da feira”, falou.

Presente durante o lançamento, o supervisor da unidade do DNIT em Pelotas, Vladimir Casa, elogiou a participação da Gestão Ambiental no evento. “As boas ações precisam ser mostradas e esse é um espaço que integra e educa”. Casa recebeu um exemplar do boletim das mãos do coordenador de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da STE S.A., Adriano Panazzolo, que também destacou a importância de divulgar para a comunidade as ações realizadas pelo órgão. “É importante achar oportunidades para mostrar o trabalho que se faz. A população precisa deste retorno”, falou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções