Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

“Me dá teu livro que eu te dou o meu”. Projeto Leitura da Câmara incentiva troca de livros

11 julho
10:37 2014

A proposta da Câmara Municipal, lançada na manhã desta quinta-feira, 10/07, é mais do que um incentivo à leitura. É também uma forma de incentivar a solidariedade entre aqueles que amam os livros. Depois de extrair as lições que as palavras oferecem – sejam didáticas, poéticas, ficcionais ou sobre o tema que mais lhes interessar – que ofereçam o livro à estante do Projeto Leitura da Câmara e levem outro que, igualmente seja de seu agrado.

Para a diretora da Casa, Mariluce Kurz Vieira, que recebeu a proposta do presidente do Legislativo, Ademar Ornel, e colocou em prática, “cada vez que se oferece mais um espaço à leitura, mais se garante o acesso à informação”. A rotatividade das obras é uma aposta da diretora, que espera contar com o apoio da comunidade, seja por meio de pessoas interessadas, escolas, livrarias, entidades públicas ou privadas, para ampliar o acervo inicial e garantir que esta “roda de livros” circule cada vez mais.

O vereador Marcos Ferreira (PT), fez importante doação do livro “O Teatro do Imperador”, do jornalista Klécio Santos, que conta a história do Teatro Sete de Abril. Marcola ressaltou que “a educação é uma riqueza que ninguém pode nos tirar, e cumprimentou a direção da Casa pela iniciativa. Beto Z3 disse que enquanto “os bens materiais se vão a educação é a maior riqueza que um cidadão pode deixar para seus filhos”.

Para o presidente da Câmara, o fato de os brasileiros lerem pouco é preocupante. E o Projeto Leitura do Legislativo é uma “motivação para as pessoas lerem. Como agentes públicos e educacionais precisamos incentivar o gosto pelos livros. Este momento é um ato simbólico de abertura de um espaço para que a população possa usufruir de um contato direto com a leitura”.

O diretor do Polo Pelotas da Faculdade Uninter, Jorge Menezes, presenteou o Projeto com 100 exemplares sobre os mais diversos temas. “A leitura gera conhecimento que passa a ser compartilhado nesta troca”, afirmou.

Leitura Câmara Livro 02

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções