Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Medicamentos na validade levados para incineração

Medicamentos na validade levados para incineração
22 abril
09:43 2016

Uma denúncia anônima levou os vereadores Ricardo Santos (PCdoB), Marcola e Beto Z-3 (PT) a abordarem o veículo da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, na tarde de  quarta-feira, quando este entrava na – no Bairro Três Vendas – que recolhe medicamente e materiais de uso nas UBS do município para incineração na cidade de Gravataí.

VEÍCULO da secretaria municipal da Saúde foi abordado nas Três Vendas

VEÍCULO da secretaria municipal da Saúde foi abordado nas Três Vendas

Para surpresa dos vereadores, ao abrirem o veículo, se depararam com grande quantide de medicamentos – dispensados pela farmácia municipal – com validade até o ano de 2019. Ou seja : que deixaram de servir à comunidade e estavam sendo descartados como inservíveis. A Brigada Militar foi chamada para que fosse feito o registro do fato, considerado gravíssimo pelos vereadores.

“Mais do que descaso, é um desperdício público para com a saúde da população”. disse , indignado o vereador Ricardo Santos. Dentre os medicamentos ainda no prazo de validade encontrados prontos para o descarte, havia um lote com caixas de Tamiflu, para o tratamento do H1N1. “Trata-se de medicação cara e de difícil aquisição ou acesso a população”, finaliza o vereador.

Prefeitura contesta

SMS afirma que a maior parte dos produtos não vencidos eram oriundos da UBS Grupelli, que sofreu inundação recentemente

Vereadores violaram uma carga de descarte de medicamentos no momento em que a van que levava o material chegava à empresa Solução Ambiental, licitada, e apta a dar o destino correto a este tipo de material, na tarde desta quarta-feira (20/4/16), na zona norte do Município. A Secretaria de Saúde (SMS) afirma que 90% do descarte estava com o prazo de validade vencido e que, entre o que não estava vencido, a maior parte era proveniente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Grupelli, no 7º distrito da zona rural (Quilombo), que sofreu inundações recentemente. A SMS lamenta que, ao violar a carga e deixá-la exposta, na calçada, foi perdido o controle da situação e a investigação fica comprometida.

“A Secretaria de Saúde nunca se negou a dar informações ou prestar qualquer tipo de esclarecimento e com certeza podemos informar a procedência e o motivo de cada item deste descarte, que é um procedimento de rotina. Não havia razões para que as coisas fossem feitas desta maneira. Fica clara a tentativa de sensacionalizar a questão. Agora, com a carga violada e deixada em um local aberto, onde muitas pessoas tiveram acesso, por horas, fica difícil”, ponderou a diretora executiva da SMS, Ana Costa, que esteve no local.

Superintendente de Ações em Saúde, Eliedes Ribeiro afirmou que 90% dos medicamentos da carga estavam vencidos e que o restante apresentava algum tipo de avaria, a maioria oriunda da UBS Grupelli, e por essa razão haviam sido recolhidos. “Não podemos disponibilizar a ninguém um medicamento ou material que esteja com a qualidade comprometida.”

Ana Costa fez questão de encaminhar toda a carga à Delegacia Civil, para que o caso seja investigado e adiantou que a SMS vai acionar os parlamentares pela violação imprópria do material. Participaram do episódio os vereadores Ricardo Santos (PCdoB), Marcos ferreira (PT) e Beto da Z3 (PT).

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções