Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

MEIO AMBIENTE : Vereador quer o fim dos canudinhos de plástico

MEIO AMBIENTE : Vereador quer o fim dos canudinhos de plástico
14 junho
08:31 2018

Projeto de Roger Ney pretende estabelecer o uso de canudos de papel biodegradável ou reciclável

A preocupação para com a preservação do meio ambiente tem pautado a maioria das ações do vereador Roger Ney(PP) na Câmara Municipal. E esta semana o parlamentar encaminhou mais uma proposta do tipo ecologicamente correta. Está protocolado no Legislativo projeto de lei pelo qual o vereador propõe a “obrigatoriedade de fornecimento aos seus clientes, pelos restaurantes, lanchonetes, bares e similares, barracas de praia e vendedores ambulantes, de canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individualmente e embalados com material semelhante”, no município de Pelotas.

Na proposta, o vereador reafirma a obrigatoriedade de substituição de todos os canudos disponíveis ao consumidor por materiais biodegradáveis no prazo de até seis meses a partir da publicação da lei proposta pelo projeto. O descumprimento ao disposto na lei de ideia do parlamentar sujeitará os infratores à multa equivalente a entrega de uma tonelada de ração animal – cães ou cavalos – ao Canil Municipal. A reincidência dobrará a penalidade.

PROPOSTA do legislador foca preservação ambiental e da saúde da população

PROPOSTA do legislador foca preservação ambiental e da saúde da população

“O foco da nossa preocupação é a saúde, do meio ambiente e, por conseguinte, da população. Canudos plásticos contêm produtos químicos capazes de provocar diversos problemas, como câncer de mama, de próstata, diabetes, doenças cardíacas e vários outros comprometimentos à saúde da população”, salienta o vereador.

Ainda na sua justificativa, Roger Ney defende o uso do papel biodegradável por ser esse de fácil e natural decomposição. “São  materiais substituíveis, que podem ser reutilizados, sem causar nenhum dano à saúde ambiental e da população”,  conclui.

Caso aprovada e sancionada, pela lei proposta por Roger Ney, Pelotas será uma das primeiras cidades do país a implantar a ecológica medida. No Rio de Janeiro a Câmara aprovou recentemente projeto semelhante.

HISTÓRICO – Dentre as marcas já registradas pelo vereador pepista em favor do meio ambiente constam a Lei 6234/2015, a qual torna obrigatório que novos prédios públicos no município de Pelotas possuam sistema de aproveitamento de água da chuva; 6292/2015, que também torna obrigatório que novos prédios públicos, também em Pelotas possuam sistema de capacitação de energia solar. A Lei 6517/2017 incentiva o uso de tijolos ecológicos na construção de imóveis.

Comentários ()

Seções