Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Melhor em Casa ganha Projeto Integralidade

29 julho
14:30 2014

O primeiro dia de realização do Projeto Integralidade aconteceu nesta segunda-feira(28) no auditório do Hospital Escola UFPel. Foram ofertados café, chá, bolos e bolachas, orientações sobre saúde, manicure, cabeleireiro, brincadeiras e recepção – feitos pelo palhaço RoyRoy e a Baratinha, voluntários do HE. Profissionais de Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Fisioterapia prestaram orientações de forma individualizada e distribuíram materiais informativos especialmente elaborados para o projeto.

O evento acontecerá mensalmente, visando atender outras áreas, como bem-estar físico, social e emocional dos atendidos pelo programa Melhor em Casa.

“O projeto nasceu de uma vocação que já tínhamos no HE, que é o atendimento domiciliar, para aprimorar os cuidados, conseguindo tratar do paciente e do cuidador por completo”, falou a diretora-geral do HE, Julieta Fripp

“O projeto nasceu de uma vocação que já tínhamos no HE, que é o atendimento domiciliar, para aprimorar os cuidados, conseguindo tratar do paciente e do cuidador por completo”, falou a diretora-geral do HE, Julieta Fripp

O ambiente descontraído, com música e muitas conversas, propiciou uma manhã prazerosa, onde o foco estava em deixar de lado os problemas, tornando a maior preocupação do dia, por exemplo, escolher a cor do esmalte. O médico do Melhor em Casa, Ari Vieira Lemos Júnior, comentou: “Fico emocionado de ver essas crianças aqui, brincando e se divertindo, pois sei que elas estão em uma situação difícil, então é bom ver como essas iniciativas conseguem melhorar a vida delas”.

A manhã foi dedicada também a cuidar do cuidador, dar apoio a quem sofre no processo da doença junto ao paciente. “Acho espetacular isso. É uma ideia criativa em prol de quem está cuidando de uma pessoa em casa, que precisa relaxar um pouco. Essas atividades aliviam 50% do peso que um cuidador carrega”, disse Olavo José, familiar de uma paciente do Melhor em Casa. A manicure Alessandra Castro da Silva considera o programa maravilhoso, pois o paciente se sente bem estando perto da família, e a iniciativa, como a que aconteceu, ajuda a suavizar a situação.

A coordenadora do projeto, assistente social Andrea Gayer de Menezes, esclarece: “Esse trabalho surgiu a partir da necessidade das pessoas, para poder auxiliar de maneira integral o paciente e o seu cuidador”. Com o apoio da colega Magda Bandeira, da CCIH, cabeleireiras, manicures, e diversos profissionais da saúde, os pacientes e cuidadores que passaram a manhã no primeiro dia do Projeto Integralidade aproveitaram o tempo frio, mas com bastante sol, para cuidarem mais de si mesmos, tanto esteticamente, como psicologicamente e emocionalmente. “Espero que esse projeto continue por muito tempo, ajudando cada vez mais as pessoas”, comentou a cuidadora Vera da Silva.

A realização da primeira edição do projeto Integralidade contou com apoio da Ecosul, da ONG Gesto e com a participação do projeto Vida Ativa da Prefeitura de Pelotas.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções