Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

“MENINOS DE RUA” : Exposição questiona visão inalterável da sociedade

“MENINOS DE RUA” : Exposição questiona visão inalterável da sociedade
21 fevereiro
09:04 2017

Uma exposição artística montada no saguão do IFSul/câmpus Pelotas está colocando em xeque o conceito de “meninos de rua”.

Através de uma coletânea de desenhos autorais, a estudante Brenda Klein, 16 anos, do curso técnico em Comunicação Visual, quer mostrar que a expressão popularmente utilizada para se referir a crianças carentes que vivem ao relento não passa de puro estereótipo.

“Qualquer um pode ser menino de rua. Todos nós podemos estar em diferentes ambientes e sermos considerados um menino de rua, cada qual com sua personalidade, seu jeito de se expressar, sua atitude e seu estilo de vida. ´Estar` na rua é diferente de ´morar` na rua”, explica Brenda.

“Meninos de rua”, aliás, dá nome à primeira exposição da vida da estudante. Ao todo, são dez desenhos feitos e coloridos à mão por Brenda. Os quadros estão distribuídos em pares ao longo de cinco painéis montados no saguão.

O talento para o desenho vem desde cedo. A estudante conta que aos 3 anos, incentivada pela mãe, já aprontava maravilhas com o lápis em punho. Com o tempo, foi aprimorando os traços até criar a própria identidade artística.

“Minha característica principal é desenhar figuras humanas distorcidas e abusar das cores”, conta ela, que acaba retratando nas obras boa parte do gosto pessoal, como a natureza, os grafites, a arte circense e a cultura urbana.

COLETÂNEA de desenhos de Brenda Klein, 16 anos

COLETÂNEA de desenhos de Brenda Klein, 16 anos

“Meninos de rua” foi exposta pela primeira vez na Biblioteca Pública de Pelotas, no final do ano passado. Com a exibição no câmpus Pelotas, Brenda ressalta que o número de fãs aumentou. Até a página criada há mais ou menos um ano no Facebook, onde ela costuma publicar a sua arte, acabou recebendo muito mais curtidas que o habitual.

Empolgada com o resultado, Brenda já pensa na próxima exposição, que já tem até nome: “Seres Elementais”. A proposta, revela, é mostrar desenhos de personagens famosos em folclore, contos e lendas, como fadas, sereias, entre outros. Mas todos com a mesma marca característica da artista, que são as representações distorcidas e muita cor.

“Antes de saber desenhar, acredito que o mais importante é saber ver e imaginar”, finaliza.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções