Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Mercado das Pulgas comemora 5 anos de atividades

Mercado das Pulgas comemora 5 anos de atividades
13 maio
08:21 2019

Feira, fundada em 2014, possibilita a venda e a troca de peças, e ocorre todos os sábados no Largo do Mercado Central

Nesse sábado (11), quem visitou o Mercado das Pulgas de Pelotas pôde comemorar junto com os expositores, e a prefeita Paula Mascarenhas, os 5 anos de atividade da atração. Na ocasião, Paula entregou aos integrantes da feira doces e a tradicional flâmula que marca cada ano de existência da iniciativa, criada em 2014. Uma vez por semana, artesãosantiquários e artistas da cidade reúnem-se no Largo do Mercado Central para comercializar ou trocar seus produtos.

Da formação inicial, cerca de 25 permanecem, dando visibilidade e credibilidade aos produtos comercializados pelos demais expositores. A continuidade da feira foi elogiada pela prefeita, que vê o Mercado como um espaço de cultura e integração para os pelotenses.

“Ele tem grande participação nas atividades de renascimento que vimos aqui no Centro Histórico. A população vem para olhar, comprar e trocar itens, e já circula por outros espaços. Meu desejo é de que isso permaneça por muitos anos”, destacou Paula.

O espaço possibilita a venda e a troca de peças, como esculturas e objetos decorativos, artesanais e para coleções – discos de vinil, selos, cédulas, moedas, cartões-postais, revistas, gibis, facas, medalhas, máquinas fotográficas, entre outros. Em geral, aproximadamente 55 bancas participam todas as semanas, oferecendo produtos variados. É o caso do escultor Daniel Belloni, 53 anos, que participa do Mercado desde o início. “Vale a pena, é uma experiência muito positiva”, opina ele.

Da formação inicial, cerca de 25 permanecem, dando visibilidade e credibilidade aos produtos comercializados pelos demais expositores.

Da formação inicial, cerca de 25 permanecem, dando visibilidade e credibilidade aos produtos comercializados pelos demais expositores.

Segundo a gerente de Manifestações Populares da Secretaria da Cultura (Secult), Helenira Brasil, a feira é diferente das outras existentes na cidade, pois prioriza antiguidades, coleções e brechós. “Outro diferencial é que pessoas de todas as idades estão presentes na feira. Desde o idoso até a criança que vai com o familiar, e sai com várias experiências”.

Além da prefeita Paula e de Helenira, o secretário da Cultura, Giorgio Ronna, também acompanhou a homenagem aos expositores.

Funcionamento

O Mercado das Pulgas é realizado todos os sábados – exceto se chover –, das 10h às 17h, no Largo Edmar Fetter (trecho da rua Lobo da Costa) e na lateral do Mercado Central, pela rua 15 de Novembro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções