Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

MINHA CASA MINHA VIDA : Primeiro residencial sustentável será entregue para 280 famílias

30 junho
09:57 2014

Será entregue, hoje, o Residencial Haragano em Pelotas, para famílias atendidas pelo programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida. O lançamento será feito às 15 horas pelo Prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, e pela equipe da CAIXA Econômica Federal. O Residencial Haragano está localizado na Rua Rua Sidnei Alves Dias, 300.

Este o primeiro residencial sustentável do Brasil construído com a tecnologia Tecverde, importada da Alemanha e adaptada às necessidades brasileiras. Pioneira em trazer o wood frame ao Brasil e adapta-lo para as necessidades do Programa Federal MCMV, a Tecverde se uniu à Construtora Roberto Ferreira de Pelotas, Rio Grande do Sul, para a realização desse grande empreendimento.

“É um grande sonho se realizando, tornar a construção sustentável possível para todos, algo que é tão comum em países de primeiro mundo e ainda uma novidade no Brasil. São 270 sobrados de 47 m², 10 casas térreas com acessibilidade e casas preparadas para deficientes visuais. O Haragano vem representar a solução para o déficit habitacional no país. O sistema industrializado Tecverde permite uma produtividade de 3 mil casas/ano, em fábrica de baixo custo”, comemora o diretor da Tecverde José Márcio Fernandes. As 280 habitações foram produzidas e montadas em apenas cinco meses, e então entregues para acabamento.

NOVA vida em casas construídas com a tecnologia Tecverde

NOVA vida em casas construídas com a tecnologia Tecverde

O Residencial possui ainda uma área comum de seus playgrounds, dois centros comunitários e seis churrasqueiras. As casas Tecverde possuem conforto térmico-acústico em todas as habitações do Haragano que resulta em economia também na conta de luz durante a ocupação.

AS CASAS Tecverde são produzidas em um prazo até seis vezes menor que o processo de construção tradicional e ainda reduz os desperdícios em até 85% e as emissões de CO2 em até 80%. Além disso, os benefícios para o meio ambiente e para o bolso continuam depois da obra entregue, gera economia de 20 a 25% devido ao sistema térmico-acústico que oferece eficiência térmica duas vezes superior a uma casa convencional.

Homologado pelo Ministério das Cidades, atualmente há mais de 30 mil m² construídos pelo sistema Tecverde.

O MODELO de negócio desenvolvido pela Tecverde, premiado pela CBIC e CNI, permite que seja feita uma parceria com outras construtoras de diferentes partes do Brasil no modelo de licenciamento da tecnologia. “Temos um modelo de negócios que se assemelha ao processo de franquia, dentro do qual, outros construtores conseguem utilizar toda nossa tecnologia de produção e produto localmente”, explica Beto Justus, diretor da Tecverde.

Nesse modelo é possível oferecer ao mercado casas de médio e alto padrão Tecverde, bem como casas de interesse social contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, com a tecnologia adaptada para atender a Faixa 1 e 2 do programa, com maior rotatividade e lucratividade ao empreendedor.

“Já temos operações estendidas para Rio Grande do Sul em parceria com uma construtora local e pretendemos ampliar nossa operação no estado de São Paulo, em Minas Gerais e no nordeste do país”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções