Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

MODELO SUSTENTÁVEL : OAB inaugura nova sede em Pelotas

MODELO SUSTENTÁVEL :  OAB inaugura nova sede em Pelotas
17 julho
09:51 2018

Foi inaugurada sexta-feira a nova sede da OAB de Pelotas, durante cerimônia que contou com a presença do presidente da OAB nacional, Cláudio Lamachia, e do presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Ricardo Breier.  A mudança, da rua Félix da Cunha para um prédio no complexo judiciário no bairro São Gonçalo, vem para suprir a demanda da entidade, com mais espaço e estacionamento próprio.

A subseção de Pelotas é a primeira a ser construída com projeto que alia sustentabilidade e celeridade. Seu sistema construtivo modular tem como característica fundamental a preservação de recursos naturais e correta destinação dos resíduos gerados.

Além da maior comodidade no novo espaço, a presidente da OAB de Pelotas, Paula Grill, destacou a funcionalidade do prédio, mais moderno, que vai comportar todas as necessidades da classe, assim como as necessidades administrativas. “Essa inauguração vem para coroar o trabalho feito pela OAB, já há 86 anos. A partir de agora teremos uma sede funcional, junto de outros órgãos do Judiciário. Este prédio é um marco para as futuras sedes a serem construídas no mesmo padrão”, falou Paula.

O primeiro presidente gaúcho da OAB, Claudio Lamachia, demonstrou sua plena satisfação e o orgulho da conquista. “Em 2007 fizemos uma série de promessas a toda a advocacia gaúcha e brasileira e que hoje estão cumpridas. O Rio Grande do Sul tem sido um exemplo de união e fortalecimento da advocacia. Um exemplo para o país. Por isso, agradeço ao presidente Breier, das 106 subseções, conselheiros e toda a diretoria pelo trabalho extraordinário que tem sido realizado aqui, para uma OAB/RS cada vez mais forte”, destacou.

A presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, falou que “enquanto a OAB tem como missão a defesa do Estado Democrático e a defesa das prerrogativas da advocacia, a CAARS tem o cuidado com o advogado e seus dependentes. Além dos benefícios, o cuidado com o advogado perpassa por uma infraestrutura como esta, que dá condições dignas para atuação da advocacia, que merece. Estamos em festa pela inauguração deste belíssimo espaço da advocacia e da cidadania pelotense”, elogiou.

NOVO espaço proporciona maior comodidade

NOVO espaço proporciona maior comodidade

Para o presidente da OAB/RS, esse projeto faz parte do futuro da Ordem e simboliza um marco no acolhimento aos advogados. A sede, no novo modelo de tecnologia sustentável, foi construída em apenas 90 dias. No formato antigo, levaria mais de um ano para ficar pronta. Para Breier, adotar esse sistema faz parte de uma missão de inovação que a seccional gaúcha encampa. “As vantagens desse tipo de construção são inúmeras, mas o principal legado é a sustentabilidade. Hoje é um dia histórico. É a primeira sede em modelo sustentável do País”.

Breier aproveitou a ocasião para fazer um agradecimento especial ao diretor-tesoureiro da OAB/RS, Andre Luis Sonntag: “Foi o nosso tesoureiro quem conduziu o projeto, e visitou regularmente e incansavelmente as reformas não só da sede de Pelotas, mas de todas as outras que estão em construção e que serão inauguradas em breve”, destacou Breier. “Mas esse trabalho é uma obra coletiva. Quando, em 2007, o presidente Lamachia iniciou o projeto Nenhuma Subseção Sem Sede foi resgatar o espaço importante da casa do advogado dentro do nosso Estado.  Hoje já inauguramos mais de 50 sedes e realizamos 20 reformas e ampliações em diversas subseções do Estado”, contou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções