Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

MUITAS ATRAÇÕES : Quinzena do Pêssego e Festa Municipal tem programação

MUITAS ATRAÇÕES : Quinzena do Pêssego e Festa Municipal tem programação
23 novembro
09:02 2018

A Quinzena do Pêssego se inicia neste domingo e vai até o dia 9 de dezembro, com programação variada tanto na zona rural de Pelotas, quanto na cidade.

A abertura oficial da colheita ocorre no segundo domingo de comemorações, dia 2 de dezembro, no Rincão da Caneleira – 8º Distrito, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

As atividades abrangem uma semana antes e uma depois da Festa Municipal do Pêssego, que contará com venda da fruta in natura e derivados, atrações artísticas e culturais, concurso da melhor fruta e bancas com artesanato. A Quinzena do Pêssego foi criada há cinco anos junto ao Gabinete do Vice-Prefeito, a fim de estimular o consumo da produção pela população, além da comercialização do pêssego em feiras nos bairros e Centro, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural Jair Seidel. Tem a participação de 30 restaurantes da cidade que vão incluir em seus cardápios pratos com a fruta, gincana de merendeiras da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), para escolha da melhor merenda com pêssego, e concurso de redação nas escolas.

“Todas as festas municipais, seja do pêssego, uva ou morango, promovem o lazer e o entretenimento. Mas o maior objetivo é valorizar a cultura ligada a fruta e aquilo que é produzido em Pelotas. A SDR tem procurado incentivar que os produtores apostem nas variedades de mesa e consumo in natura, cuja demanda é uma tendência, aproximando ainda a população do que é cultivado aqui”, disse Seidel.

O município é o maior produtor de pêssego em calda no Brasil. A fruta envolve cerca de 600 produtores – 1/3 dos agricultores da zona rural local –, ocupa 3 mil hectares de terras, e por conta disso é esperada uma colheita de 30 mil toneladas na safra 2018. O cultivo está presente na região desde 1960, gerando 5 mil empregos diretos e outros 20 mil indiretos.

FESTA MUNICIPAL DO PÊSSEGO

O ponto alto da programação será no dia 2 de dezembro, quando ocorre a Festa Municipal do Pêssego, que abre oficialmente a colheita do fruto. O evento começará às 9h, no Salão Indústria Show, próximo ao trevo de acesso ao Morro Redondo, à direita, no Rincão da Caneleira, a entrada será gratuita e o estacionamento custará R$ 10,00. A expectativa é de que até 3 mil pessoas compareçam e prestigiem os 60 expositores, por isso nesta quinta-feira (22), equipes da SDR e Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) estiveram no local, a fim de avaliar os melhores acessos, necessidade de sinalização e o número de veículos comportado pelo espaço.

A principal atração será o show de Luiz Marenco, a partir das 17h, e uma das novidades desta edição é a apresentação das frutas para comercialização em embalagens próprias. A corte da Festa do Pêssego, que vem auxiliando na divulgação das festividades, é formada por duas estudantes de 15 anos, filhas de produtores de pêssego: a rainha Diana Pieper e a princesa Tamires Mattozo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções