Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Município e CDL discutem preparativos para a Fenadoce

05 abril
08:27 2019

A 27ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) começa a tomar forma. Neste ano o evento ocorre entre 5 e 23 de junho, com a abertura oficial no dia 13 do mesmo mês. A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, ontem, o gerente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Adilson Buroxid, e a produtora Cultural da entidade, Adriane Silveira.

PREFEITURA continua a apoiar a Feira, que neste ano dá destaque ao patrimônio e tradições de Pelotas

PREFEITURA continua a apoiar a Feira, que neste ano dá destaque ao patrimônio e tradições de Pelotas

O vice-prefeito Idemar Barz, o secretário da Fazenda, Jairo Dutra, e a diretora da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Lizandra Cardoso, também participaram da reunião que discutiu o apoio do município à Fenadoce. Com a temática “Pelotas: patrimônio cultural brasileiro”, a maior feira do município quer promover a educação patrimonial, incentivando que a cidade se aproprie de seu Conjunto Histórico e da tradição doceira.

A Sdeti e a Secretaria de Cultura (Secult) já estão auxiliando o CDL na empreitada de tornar a Fenadoce cada vez mais conhecida entre os pelotenses e parte de suas histórias. E as mudanças começarão pela ambientação da feira, estilizada com desenhos dos casarões históricos, Bibliotheca, Prefeitura e Charqueadas, frequentados pelos personagens de barões e baronesas, escravos e imigrantes de diferentes etnias, que contarão aos visitantes sobre o sal e o açúcar, os doces e o charque responsáveis pela construção de Pelotas.

“A Fenadoce é o nosso evento, a nossa vitrine. Com certeza somos parceiros e vamos ajudar”, garantiu a prefeita, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município.

O primeiro passo será a integração da Feira ao aplicativo ‘Turismo Virtual em Pelotas’, da Sdeti, em que quem passeia pelos estandes decorados poderá abrir o celular e encontrar projeções, fotos e vídeos do Centro Histórico.

O mote, explica Adriane, será “levem a minha cidade”, incentivando que os visitantes conheçam cada vez mais Pelotas e levem um pouco da cidade para casa. “Queremos resgatar a história, com um tema que também pode ser desenvolvido nas escolas durante todo o ano”, acrescentou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções