Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

MÚSICA: Concerto da Orquestra UFPel

MÚSICA: Concerto da Orquestra UFPel
04 dezembro
10:52 2019

Quinta às 19h30min, concerto no auditório do Centro de Artes – bloco 2

Por Carlos Cogoy

Programação especial da Orquestra UFPel – está em atividade desde 2011 -, para assinalar o encerramento das atividades neste ano. Trata-se de concerto, que acontecerá amanhã às 19h30min. Sob a regência do professor Tiago Ribas, a orquestra estará interpretando composições do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756/1791), alemão Johann Pachelbel (1653/1706), italiano Jean-Baptiste Lully (1632/1687), alemão Ludwig van Beethoven (1770/1827), e o gaúcho Vagner Cunha (46 anos). Em destaque, a execução, como estreia mundial de chamamê, autoria do compositor Belardes Rerrago – pseudônimo do professor Ivanov Basso (UFPel). Como local, ao auditório do bloco 2 do Centro de Artes (CEARTES/UFPel) – rua Álvaro Chaves 65. ENTRADA FRANCA.

CORDAS – O regente Tiago Ribas, também estará ao violino. Ele acrescenta sobre a participação dos alunos de cordas da UFPel. “O Ensino Coletivo de Cordas UFPel é um projeto que começou depois da Orquestra Ufpel. Mas a ideia é que os alunos do ensino coletivo, desde cedo, participem em algumas das peças do repertório da orquestra UFPel. Nessas peças, eles têm partituras arranjadas especialmente para eles, num nível crescente de complexidade, e que serão tocadas com a orquestra desde as fases iniciais”, diz o idealizador do projeto que, desde o ano passado, tem oportunizado à comunidade, o aprendizado gratuito de instrumentos como: violino; viola; violoncelo; contrabaixo.

ALUNOS – Tiago explica: “Não se faz necessário nenhum conhecimento musical prévio, e o aluno apenas deve ter o instrumento. Os alunos aprendem desde a base, tanto o instrumento quanto a compreensão e leitura musical. As aulas são coletivas, o que favorece a integração, e o espírito de grupo no crescimento coletivo, que é baseado na cooperação e ajuda mútua em vez de competição. Nesse concerto, alunos que começaram há menos de três meses no instrumento, farão sua primeira apresentação junto à Orquestra UFPel, experiência esta que é um dos objetivos do projeto”.

ORQUESTRA UFPel foi criada em 2011. O grupo já esteve em diferentes eventos como encontros e festivais. A exemplo: o VII Festival de Cordas Nathan Schwartzmann (Uberlândia/MG); II Encontro Brasileiro de Orquestras (Chapecó-SC); III Encontro de Cordas Flausino Valle (Pelotas); integração com a Orquestra Sinfônica de Carazinho (OSINCA); Ópera na Escola; CordaSul – Ensino Coletivo de Cordas; Escola de Música do Rotary em Piratini.

A orquestra, sob regência de Tiago Ribas, contará com alunos do ensino coletivo de cordas

A orquestra, sob regência de Tiago Ribas, contará com alunos do ensino coletivo de cordas

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções