Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

MÚSICA : O som da banda “Sem Conduta”

MÚSICA : O som da banda “Sem Conduta”
30 setembro
11:01 2016

Nesta sexta às 23h45min, banda “Sem Conduta” apresentará repertório com rock e reggae no Bar do Zé

Por Carlos Cogoy

Crítica social, comportamento e sentimentos, na temática do show que terá rock, Pop rock e reggae. Hoje à noite no Bar do Zé – endereço da diversidade sonora à esquina das ruas Conde de Porto Alegre e Álvaro Chaves -, apresentação da banda Sem Conduta. Há três anos em atividade, o grupo também estará apresentando um pouco do som autoral. Os integrantes são Wendel “WB” Buchweitz (guitarra base), vocalista Mailson Férsula, Moisés Soares (bateria), Vini Carreiro (guitarra solo) e Tiago Duarte no contrabaixo. Eles divulgam: “O Bar do Zé é um dos poucos que ainda aposta na cena local, valorizando vários estilos musicais. E o bar está sempre cheio, comprovando que a aposta em novos artistas, muitas vezes, vale a pena. No repertório, contemplaremos os maiores sucessos do rock e reggae dos anos oitenta e noventa, chegando aos dias atuais. Normalmente, tocamos por cerca de 2h30min no Bar do Zé. É música que não acaba mais. Esperamos ver todo mundo lá, curtindo com a gente. Também estaremos lá nos dias 14 de outubro e 25 de novembro”.

HISTÓRIA – Na origem do grupo, formação com WB, Mailson e Robson Moraes. Moradores na Zona Norte, eles tocavam na igreja Medianeira no Lindóia. Amigos, eles passaram a planejar a criação de banda. Para completar o grupo, a necessidade de baterista e baixista. A saída foi colocar anúncio nas redes sociais. Entre os interessados, baterista Moisés Soares, e Cirilo para o baixo. Residentes no Pestano, eles procuraram o trio, e som fluiu já no primeiro ensaio. Três anos depois, Robson e Cirilo já não estão na banda, mas houve a chegada do guitarrista mineiro Vini, que veio à cidade para cursar música na UFPel. Já o baixista Tiago, amigo de Moisés, integrou-se à banda no início deste ano. Sobre a designação: “O nome surgiu a partir da diferença entre as influências musicais de cada um. Todos tínhamos bagagens musicais muito diferentes entre si. Então, o nome surgiu daí, pois não seguimos nenhuma ‘conduta’ musical. Somos diferentes, singulares, mas uníssonos quando tocamos juntos. Com o tempo, no entanto, o significado mudou. E atualmente a mensagem é que ninguém é obrigado a seguir nenhuma conduta preestabelecida. As pessoas são livres para serem quem elas quiserem. Ninguém deve dizer o que as pessoas devem fazer ou como devem agir. Em suma, somos contra padrões e ideias preestabelecidas”.

AUTORAL – Com influência de grupos como Rosa de Saron, Legião Urbana, Charlie Brown Jr, J. Quest e Capital Inicial, a banda já tocou em eventos e espaços como: Piquenique Cultural; Caça Talentos na UCPel; Expomotors Mircamp; 4º Pelo Rock Festival; O Escritório; João Gilberto. Através do projeto cultural “Rock na Escola”, apresentações na Escola Cassiano, Colégio Pelotense e Santa Mônica. Em relação ao som autoral, dez músicas estão pré-produzidas. No YouTube, vídeo da música “Palavras sinceras”, ultrapassou seis mil visualizações. Contatos para shows: (53) 8133.7698.

 

Tiago Duarte, Mailson, Wendel, Moisés Soares e Vini Carreiro

Tiago Duarte, Mailson, Wendel, Moisés Soares e Vini Carreiro

Integrantes com diferentes trajetórias artístico-musicais

Wendel “WB” começou a tocar violão aos catorze anos.  A seguir, dedicou-se ao aprendizado de guitarra. Como influência menciona: Guns N’ Roses, AC/DC e Aerosmith. Também foi aluno do guitarrista, arranjador e produtor musical Junior Campos.

Mailson é o vocalista da “Sem Conduta”. Ele conta que começou na música ao aprender violão, e participava de grupo de jovens numa igreja católica. Motivado, teve aulas de canto com João Ferreira Filho. Entre as influências musicais: Rosa de Saron; Reação em Cadeia; Charlie Brown Jr. Em Rio Grande, Mailson participa da banda “Kpitão”.

Moisés Soares é o baterista. Músico há oito anos, dedica-se também a projetos solo. Na trajetória, gravações em estúdios de Pelotas e região. Também é baterista da banda pelotense “DaRosa”.

Tiago Duarte começou na música aos dezessete anos, quando participou do projeto “Escola Aberta para a Cidadania”. A primeira banda foi “Subversão”. Após violão e guitarra, passou a estudar contrabaixo. Além da “Sem Conduta”, também integra o grupo “DaRosa”.

Vini Carreiro é de Sete Lagoas. Na música, iniciou aos dezesseis anos. E houve fases em grupos de gospel, sertanejo, bailes e axé music. Como influência, destaca a “black music”.

MÚSICA – Grupo avalia:  Está difícil encontrar lugares que apostem na cena regional, principalmente em bandas de rock. As casas noturnas oferecem sempre os mesmos estilos: sertanejo ou pagode. Há um certo receio por estilos e músicos diferentes. E quando apostam, oferecem um cachê ínfimo. Chega a soar ofensivo. Mas lutamos diariamente para conquistar nosso espaço e, por conseguinte, viver de música. Porém, temos de confessar: não é nada fácil viver de música em Pelotas”.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções