Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

MÚSICA : Orquestra estudantil recebe instrumentos

MÚSICA : Orquestra estudantil recebe instrumentos
18 abril
08:30 2018

Já estão em Pelotas os instrumentos que serão utilizados na Orquestra Estudantil Municipal. A coordenadora do projeto, Lys Ferreira, conferiu cada um deles na manhã de terça-feira e, em breve, começará a montar e afiná-los para serem utilizados na seleção dos integrantes, que será agendada com os alunos inscritos.

Em meio ao material recém-chegado – um piano, sete violinos, duas violas, uma bateria, um violoncelo e seis estantes de partitura –, que começam a sair das caixas, Lys explica que o ideal é que os instrumentos fiquem nas escolas: assim, eles poderão utilizar sempre que quiserem. A prática é fundamental na educação musical, mesmo fora dos horários das aulas. A coordenadora buscará uma forma de viabilizá-la, mas contará também com os instrumentos que já estão nas escolas, que oferecem formação musical, e os dos próprios alunos.

Sobre a conservação do equipamento, Lys diz que faz parte, da metodologia, a conscientização para a organização e a cooperação, já que todo o material é de uso coletivo. Cada um dos instrumentos será usado futuramente, ou mesmo paralelamente, por outra criança ou adolescente, e o material precisa ser bem cuidado. Com isso, se desenvolve o senso de responsabilidade.“É lindo de ver. Eles entendem que é um material público, que muitos alunos passarão por eles. E que eles estão abrindo as portas para as próximas gerações”, avalia a coordenadora do projeto.

A Orquestra será formada por até 50 estudantes. As aulas e ensaios iniciam-se dia 14 de maio, no auditório da Escola Técnica Estadual João XXIII – rua 7 de Setembro, 201 (antigo Foro). O curso é voltado a iniciantes em música, que pretendem desenvolver as habilidades e conhecimentos para iniciar a atuação em conjunto de câmara e orquestra.

Orquestra Estudantil Municipal 02QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar do projeto alunos da Rede a partir do quarto ano do Ensino Fundamental, sem limite de idade, e que tenham disponibilidade de frequentar dois dias de aulas presencias à tarde e em dias alternados. Lys Ferreira já coordena uma orquestra bastante conhecida na cidade, a da Escola Estadual Ginásio do Areal. A ideia é que a música esteja cada vez mais inserida na vida dos jovens como formas alternativas de vida e de transformação social.

INSCRIÇÕES E AUTORIZAÇÃO

Para se inscrever, o candidato deve procurar a secretaria da sua escola e preencher a ficha disponível. A instituição de ensino a encaminhará para o mail [email protected]. O formulário pede dados pessoais do candidato e, para os menores de 18 anos, autorização dos pais ou responsáveis.

SELEÇÃO DOS ALUNOS

A seleção para ingresso nas aulas de música terá duas etapas – entrevista e prova prática de aptidão musical. Na entrevista, será considerada a disponibilidade e a responsabilidade do candidato à vaga, bem como a vivência musical e aspirações com o projeto. A prova prática consiste em uma execução de peça, escolhida pelo educando, no instrumento desejado.

INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA 

A orquestra será formada por até 12 violinos, quatro violas, dois violoncelos, dois contrabaixos, quatro pianos, seis violões, seis flautas doces e quatro instrumentos de percussão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções