Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Na última sessão de 2013 na Câmara, falta de água e de energia elétrica dominaram discursos

Na última sessão de 2013 na Câmara, falta de água e de energia elétrica dominaram discursos
30 dezembro
16:37 2013

A falta de água em várias regiões de Pelotas, principalmente na Praia do Laranjal e no bairro Areal, e as constantes interrupções de energia elétrica, foram a tônica dos discursos da última sessão da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira, 30/12.  Para os vereadores, em 2014 o Legislativo deverá iniciar um grande debate sobre esses dois temas, pois os prejuízos se refletem na população como um todo.

Presidente do Sanep, Jacques Reydam, pede que população economize água, para evitar racionamento

Presidente do Sanep, Jacques Reydam, pede que população economize água, para evitar racionamento

Da tribuna, abordaram os assuntos os vereadores Edmar Campos (DEM), Marcus Cunha (PDT), Marcos Ferreira (PT),  Rafael Amaral (PP), Idemar Barz (PTB), Vicente Amaral (PSDB), Ademar Ornel (DEM) e Ivan Duarte (PT).

Os parlamentares concordaram que a questão do abastecimento de água no município é antiga, mas tem se agravado com a crescente demanda. Os loteamentos, em especial os de grande porte construídos na região de acesso à Praia do Laranjal, são responsáveis pelo aumento considerável do uso da água, sem que haja infra-estrutura adequada por parte do Serviço Autônomo de Saneamento de Água, Sanep, para responder a essa necessidade.

Explicação – Na sexta-feira, 27/12, o presidente do Sanep, Jacques Reydams, visitou o presidente da Câmara, Ademar Ornel. Estavam presentes diversos parlamentares a quem Reydams apresentou a situação da autarquia.  Ele informou que a falta de água vai se agravar até a passagem de ano, mas que “isso já é tradicional”.

Para Reydams, o agravante tem sido as constantes quedas de energia elétrica, que prejudicam o abastecimento das estações de tratamento de água. Em 2014, o Sanep deve adquirir medidores de pressão e vazão de água para conhecer as regiões deficitárias e direcionar mais água para elas.

O presidente do Sanep afirmou que também devem ser comprados geradores de energia para as três estações de tratamento, evitando que o desabastecimento ocorra por falhas da CEEE. Ele  pediu que a população economize água, evitando que o prefeito decrete situação de emergência.

“Por enquanto, a Barragem do Santa Bárbara e o Arroio Pelotas estão com níveis excelentes,  mas precisamos que as pessoas se sensibilizem, tenham responsabilidade social”, completou Reydams.

Para o presidente da Câmara, vereador Ademar Ornel, as dificuldades enfrentadas pelo Sanep não podem ser resolvidas “de uma hora para outra”. “São problemas crônicos, fruto da falta de planejamento e investimento, que crescem de ano para ano”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções