Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

NASA realiza missão espacial somente com astronautas mulheres

NASA realiza missão espacial somente com astronautas mulheres
01 novembro
14:03 2019

A NASA realizou a primeira missão espacial conduzida inteiramente por mulheres, no último 21 de outubro. A caminhada aconteceu com atraso de quase sete meses depois que a viagem foi cancelada porque dois trajes espaciais devidamente equipados não estavam disponíveis em tamanhos femininos.

Christina Koch e Anne McClain, as duas astronautas que estavam programadas para conduzir a jornada ao espaço em março precisavam de um componente de tamanho médio, mas apenas um estava disponível.

Na ocasião, a missão aconteceu – mas não levou só mulheres. Koch conduziu a viagem de seis horas com o colega Nick Hague. Ela agora partiu com a astronauta Jessica Meir, no primeiro trabalho exclusivamente feminino fora da Estação Espacial Internacional. Elas instalaram baterias de íon de lítio para melhor atender a fonte de alimentação da estação.

Esta foi a quarta de 10 viagens ao espaço programadas para os próximos três meses, o que pode estabelecer um ritmo recorde de expedições espaciais complexas desde que a estação foi concluída em 2011, disse a NASA.

“Acho importante por causa da natureza histórica do que estamos fazendo e, no passado, as mulheres nem sempre estiveram à disposição”, declarou Koch para a TV da NASA. “E é maravilhoso cooperar com o programa de voos espaciais humanos em um momento em que todas as contribuições estão sendo aceitas.”

Christina Koch e Jessica Meir faziam parte da turma de astronautas de 2013. Das oito pessoas nessa classe – escolhidas entre mais de seis mil candidatas – metade eram mulheres, a primeira vez que isso aconteceu na agência espacial norte-americana. Atualmente a NASA lista 38 astronautas ativos em seu site; 12 são do sexo feminino.

A NASA vem criando vários oportunidades para aumentar a representatividade de gênero em seus projetos espaciais. A primeira expedição à Lua com uma mulher está prevista para acontecer em 2024, na missão Artemis. A astronauta escolhida formará dupla com um homem. A agência ainda não definiu quem será a tripulante que repetirá a jornada da Apollo 11.

Outra jovem também já está sendo prepara pela NASA para ser a primeira terrestre a pisar em Marte. Alyssa Carson, de apenas 18 anos, recebe treinamento para se tornar uma das principais astronautas do mundo e terá prioridade para colonizar o Planeta Vermelho. A viagem deve acontecer em 2033, quando Carson completa 32 anos.

(Imagem Facebook NASA)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções