Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

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Navio-balizador Benjamin Constant recebe reparos

26 abril
08:46 2017

Durante a última sexta-feira (21) e sábado (22) foi feito um reparo no Navio-balizador Benjamin Constant, um importante equipamento para o Porto de Pelotas. Foi colocada uma hélice, que havia se desprendido da embarcação. O navio balizador é um dos mais antigos em funcionamento na hidrovia gaúcha.

Segundo o Engenheiro Álvaro Mello, a embarcação é extremamente importante para a agilidade das operações, uma vez que consegue carregar de quatro a cinco boias de uma só vez.  Com isso, sua capacidade de arrumar e transportar boias e sinais desgarrados encontrados em vistorias e ao longo de missões torna ainda mais prática a fiscalização da sinalização de acesso ao terminal e na Lagoa dos Patos.

Ainda nesta semana, o Benjamin Constant passará por alguns testes e em seguida será submetido a reparos internos e em seu motor. Este procedimento será tomado para prevenir futuras avarias e, também, para que o navio balizador possa seguir funcionando com toda a sua capacidade operacional.

NAVIO é utilizado para balizar a Lagoa dos Patos e Canal S. Gonçalo

NAVIO é utilizado para balizar a Lagoa dos Patos e Canal S. Gonçalo

A EMBARCAÇÃO

O Benjamin Constant é uma embarcação que estava sob os cuidados da Superintendência de Portos e Hidrovias e agora passa a ser da Superintendência do Porto do Rio Grande. O navio é utilizado para fazer a manutenção do balizamento da Lagoa dos Patos, principal hidrovia do Estado, e do Canal São Gonçalo, na região de Pelotas.  O navio foi construído na Inglaterra, em 1907, mede 36 metros de comprimento, 7,50 metros de boca, 3,30 metros de pontal, é moldado em ferro e tem propulsão a vapor. Originalmente, exercia função de draga, no entanto, em 1946, sofreu alterações que o transformaram em balizador.

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