Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

NEAS : O Sanep na educação ambiental

22 março
09:04 2017

Núcleo desenvolve diversos projetos voltados à conscientização no uso dos recursos naturais

A data é especial – marca um necessário momento de reflexão sobre o uso consciente dos recursos naturais. É hoje, o Dia Mundial da Água. Em Pelotas, dentre as diversas comemorações alusivas, algumas ações vão deixá-lo mais especial. Uma delas será a Abertura Oficial do Programa de Atividades de 2017 do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (NEAS), do Sanep.  Será às 19h na Câmara Municipal de Pelotas.

O momento do NEAS na Câmara será recheado de atrações e apresentação, todas com foco motivacional à educação ambiental em saneamento. E deverá receber público expressivo, entre autoridades e convidados. A eles serão apresentados os 16 projetos desenvolvidos pelo Núcleo, sendo que 11 deles são novos. Os demais ganharam nova “roupagem”.

Um dos projetos do NEAS que se destaca pela sua relevância é o “Tire o livro da geladeira”. Nele, serão disponibilizados à população – para leitura – livros adquiridos via doações. Eles ficarão expostos em carcaças de geladeiras, recuperadas, em pontos específicos, tipo sede do Sanep, \Mercado Central e outros. Qualquer pessoa terá acesso e poderá levar o livro para leitura. E devolvê-lo ao término da leitura.

“É um projeto que visa não só criar, mas também fortalecer os hábitos de leitura da população”, destaca, Mariluce Vieira, coordenadora do NEAS, órgão vinculado ao Sanep. Ela esteve ontem em visita ao /Diário da Manhã, acompanhada de Georgeta Pinto, Marcos Silveira e Juliano Silva, todos integrantes do Núcleo, que segundo a coordenadora está com o mês de março focado em diversas atividades nas escolas da rede municipal.

MARILUCE (D) - com Juliano, Georgeta e Silveira - coordena o Núcleo e suas ações. FOTO: HFJ/DM

MARILUCE (D) – com Juliano, Georgeta e Silveira – coordena o Núcleo e suas ações.
FOTO: HFJ/DM

O NEAS tem como objetivo propor e implantar projetos e ações contínuas de educação ambiental, seminários, capacitação, oficinas, palestras junto às escolas e à comunidade, de modo que todos se mobilizem e façam a sua parte em relação à preservação do meio ambiente, que inclui pequenas mudanças de atitude no seu dia-a-dia, desde a economia no uso da água até o correto acondicionamento e destinação de seu resíduo”.

ATUALMENTE, o Núcleo desenvolve os seguintes projetos: Meu Sítio com Floresta; Oferenda Ecológica; Capacitando a equipe; Cinema na Escola; Partilhado Ideias e Experiências; Coleta Seletiva Rural; Santa Bárbara; Capacitação de Professores; Oficina Geração de Emprego e Renda; Hora do Conto; Condomínio Consciente; Coleta Seletiva Interna; Conscientizando sobre os tipos de coleta de resíduos; Tire o Livro da Geladeira; Adote uma Escola e Programa de Educação Ambiental do Sanep (PEAS).

MAIS informações sobre o NEAS podem ser obtidas na avenida Duque de Caxias, 71, pelo telefone (53) 3025-4762 ou e-mail [email protected]

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções