Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

NESTA SEXTA : Roda de capoeira acontece no Mercado Publico

04 julho
08:44 2019

Roda do povo que ginga no Mercado Público

Por Carlos Cogoy

Encontro aberto para “Papoeragem”, uma troca de ideias sobre a capoeira. Na iniciativa sob a coordenação da Organização Ponto Capoeira, também acontecerá roda de capoeira. Conforme o contra-mestre Carlos Bento “Jarrão” Freitas Barcellos Jr, que se dedica à capoeira há mais de vinte anos, a ideia é oportunizar espaço à “Organização Ponto Capoeira, que luta pela salvaguarda do pensamento e mitologia afro-brasileira dentro da capoeira”. O evento será gratuito, e acontecerá no Largo do Mercado Público.

LONDRES – De volta à cidade, Jarrão esteve residindo na Inglaterra entre 2015 e ano passado. Ele menciona que foi professor de capoeira, para a graduação, em World Performance na Essex University. Em Londres, também ministrou oficinas de capoeira no sul da cidade nas áreas de Vauxhall, Raynes Park e Wandsworth. Na capital britânica, integrou o grupo Maracatu Estrela do Norte, apresentando-se em Brighton, Summer Festival na Prefeitura, e no Festival de Forró. Jarrão acrescenta que concebeu a performance solo “Gosto de Sal’, que foi apresentada no Vauxhall Community Center, e no Greenpeace Fundraiser em Londres. Em Oxford, participou de evento do contramestre Anjo e grupo Capoeira Natural do Brasil. Em York, atividade do contramestre Negoteta e Guardiões Brasileiros. Em Londres, eventos dos grupos Lapinha com o mestre Carlos, Capoeira Olorum e mestre Velho José, Topázio e contramestre Pedra, Capoeira Virtude e mestre Pitanga, Capoeira Arte e o professor Carcará, Mundo da Capoeira e prof. Tony, Mar Azul e mestre Joãozinho, com a presença de João Grande e Mestre Moa.  Além disso, promoveu eventos e participou de atividades de diversos grupos da Europa.

Contramestre “Jarrão” ministrou oficinas na Europa durante quase quatro anos

Contramestre “Jarrão” ministrou oficinas na Europa durante quase quatro anos

EUROPA Em Atenas na Grécia, Jarrão desenvolveu o workshop “Encontro de Si na Capoeira”, ministrado no Congresso Internacional Society of Dance History Scholars em 2015. O capoeirista elenca algumas das atividades, promovidas no velho mundo pelos grupos: Jacarandá, com o mestre Pontera em Nurember na Alemanha; Raça do Lobo, com o mestre Andorinha em Pádua e Veneza na Itália; Mundo da Capoeira, com Mestre Dendê em Bruxelas na Bélgica; Raízes de Rua, organizado por Mestre Pastel em Biarritz na França.

CAPOEIRA Jarrão (foto)LIVRO – Formado em educação física na Anhanguera, e graduando tem terapia ocupacional na UFPel, Jarrão lançou o livro “O Ser capoeirista” – ilustrado pelo artista visual Zé Darci -, em 2013. Há dois anos, o livro foi publicado em inglês, e lançado na embaixada do Brasil em Londres. Ano passado, foi lançada a versão em francês, com tradução de Lucie Duclos. Para saber mais sobre o contramestre acesse: jarraocapoeira.wordpress.com

TRAJETÓRIA – Atualmente Jarrão é professor no Colégio São José, e Academia Espaço Artes Marciais. Na trajetória tem atuado em academias, ONGs, escolas, pontos de cultura e projetos sociais em Pelotas, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão e Herval. E já levou a capoeira a quilombos no interior, comunidades da Balsa e Navegantes, e escolas como Gonzaga e Alfredo Dub.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções