Diário da Manhã

terça, 22 de outubro de 2019

Notícias

NESTA SEXTA : Roda de capoeira acontece no Mercado Publico

04 julho
08:44 2019

Roda do povo que ginga no Mercado Público

Por Carlos Cogoy

Encontro aberto para “Papoeragem”, uma troca de ideias sobre a capoeira. Na iniciativa sob a coordenação da Organização Ponto Capoeira, também acontecerá roda de capoeira. Conforme o contra-mestre Carlos Bento “Jarrão” Freitas Barcellos Jr, que se dedica à capoeira há mais de vinte anos, a ideia é oportunizar espaço à “Organização Ponto Capoeira, que luta pela salvaguarda do pensamento e mitologia afro-brasileira dentro da capoeira”. O evento será gratuito, e acontecerá no Largo do Mercado Público.

LONDRES – De volta à cidade, Jarrão esteve residindo na Inglaterra entre 2015 e ano passado. Ele menciona que foi professor de capoeira, para a graduação, em World Performance na Essex University. Em Londres, também ministrou oficinas de capoeira no sul da cidade nas áreas de Vauxhall, Raynes Park e Wandsworth. Na capital britânica, integrou o grupo Maracatu Estrela do Norte, apresentando-se em Brighton, Summer Festival na Prefeitura, e no Festival de Forró. Jarrão acrescenta que concebeu a performance solo “Gosto de Sal’, que foi apresentada no Vauxhall Community Center, e no Greenpeace Fundraiser em Londres. Em Oxford, participou de evento do contramestre Anjo e grupo Capoeira Natural do Brasil. Em York, atividade do contramestre Negoteta e Guardiões Brasileiros. Em Londres, eventos dos grupos Lapinha com o mestre Carlos, Capoeira Olorum e mestre Velho José, Topázio e contramestre Pedra, Capoeira Virtude e mestre Pitanga, Capoeira Arte e o professor Carcará, Mundo da Capoeira e prof. Tony, Mar Azul e mestre Joãozinho, com a presença de João Grande e Mestre Moa.  Além disso, promoveu eventos e participou de atividades de diversos grupos da Europa.

Contramestre “Jarrão” ministrou oficinas na Europa durante quase quatro anos

Contramestre “Jarrão” ministrou oficinas na Europa durante quase quatro anos

EUROPA - Em Atenas na Grécia, Jarrão desenvolveu o workshop “Encontro de Si na Capoeira”, ministrado no Congresso Internacional Society of Dance History Scholars em 2015. O capoeirista elenca algumas das atividades, promovidas no velho mundo pelos grupos: Jacarandá, com o mestre Pontera em Nurember na Alemanha; Raça do Lobo, com o mestre Andorinha em Pádua e Veneza na Itália; Mundo da Capoeira, com Mestre Dendê em Bruxelas na Bélgica; Raízes de Rua, organizado por Mestre Pastel em Biarritz na França.

CAPOEIRA Jarrão (foto)LIVRO – Formado em educação física na Anhanguera, e graduando tem terapia ocupacional na UFPel, Jarrão lançou o livro “O Ser capoeirista” – ilustrado pelo artista visual Zé Darci -, em 2013. Há dois anos, o livro foi publicado em inglês, e lançado na embaixada do Brasil em Londres. Ano passado, foi lançada a versão em francês, com tradução de Lucie Duclos. Para saber mais sobre o contramestre acesse: jarraocapoeira.wordpress.com

TRAJETÓRIA – Atualmente Jarrão é professor no Colégio São José, e Academia Espaço Artes Marciais. Na trajetória tem atuado em academias, ONGs, escolas, pontos de cultura e projetos sociais em Pelotas, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão e Herval. E já levou a capoeira a quilombos no interior, comunidades da Balsa e Navegantes, e escolas como Gonzaga e Alfredo Dub.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções