Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

NÍVEL TÉCNICO : Vereador quer meia passagem para estudantes

21 outubro
10:12 2014

O tema, que já vêm sendo discutido no Legislativo pelotense, desde o início deste ano, levou o vereador Ricardo Santos (PDT), presidente da Comissão de Educação a Brasília, acompanhado do estudante do curso técnico em meio ambiente, Ednilson Brum, do Sisutec/Pronatec Anhanguera.

Os alunos reivindicam a meia passagem para o nível técnico, mesmo direito dos estudantes do Instituto Federal Sul Riograndese (IFSul) que recebem a meia passagem. “Muitos de nós, somos chefe de família e muitas vezes temos que optar em ir para o curso ou comprar comida para dentro de casa. Estudar é importante, mas muitas vezes a falta de recurso nos leva a evadir das salas de aula, nos impedindo de ter novas oportunidades,” afirma o estudante.

No último dia 15, Ricardo Santos protocolou um abaixo assinado que relata as principais dificuldades que os estudantes vêm enfrentando. Eles foram recebidos pelo coordenador geral do Sisutec, Cristiano de Santana Pereira, na sede da Coordenação Geral de Relações Institucionais e Projetos Especiais – CGRI.

RICARDO Santos e Edmilson Brum em Brasília

RICARDO Santos e Edmilson Brum em Brasília

O parlamentar ressaltou a importância dos cursos que são fornecidos pelo programa do governo federal e disponibilizados na Faculdade Anhanguera.

“É a oportunidade de formar jovens e adultos, uma educação para todos, o que falta é incentivo financeiro para os estudantes seguirem em frente pois a desistência é preocupante e lamentável,” afirmou o parlamentar.

O COORDENADOR mostrou-se preocupado e parceiro para tentar resolver as reivindicações protocoladas. Ele afirma, no entanto, que, no momento, a reivindicação está sendo difícil de ser atendida. “O impacto financeiro desta solicitação é muito alto e não poderíamos conceder o custeio da passagem apenas para os alunos de Pelotas. Isso abriria um precedente para todos os outros municípios do Brasil, e o programa não está preparado para tal,” justifica.

Ele prometeu discutir o assunto no Ministério, mas reiterou que não seria uma questão simples de ser resolvida. Mesmo assim, comprometeu-se de entrar em contato com o prefeito de Pelotas, para tentar resolver a liberação da meia passagem no município, se houver uma contrapartida da Prefeitura. Segundo Cristiano Pereira, se os alunos do IFSul já têm a meia passagem, fica difícil entender o motivo pelo qual os demais cursos técnicos não têm.

“Fiquei muito contente com a possibilidade de poder alcançar mais um objetivo, e tenho a certeza que o MEC será parceiro para aprovação em Pelotas,” afirma Santos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções