Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

NO MEIO-CAMPO : Teste de opção tática

11 junho
10:02 2014

Felipão observa Ramires na vaga de Oscar no último treino em Teresópolis

Com chuva e frio, a Seleção Brasileira fez nesta terça-feira seu último treino na Granja Comary antes da estreia na Copa do Mundo, amanhã, diante da Croácia, em São Paulo. A atividade de hoje será de conhecimento do gramado do Itaquerão. O técnico Luiz Felipe Scolari testou uma alternativa tática durante o coletivo, com a entrada de Ramires no lugar de Oscar.

Num trabalho em espaço reduzido no campo 2 da Granja Comary, os titulares venceram por 4 a 0, com gols de Neymar (dois), Oscar e Hulk. O treinador acompanhou o treino à distância e deixou que o trabalho corresse, sem paralisação. Só houve repetição em alguns lances de cobranças de falta. A equipe titular teve a formação habitual, com Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Hulk (Bernard), Oscar (Ramires) e Neymar; Fred.

Marcelo é acompanhado por Maicon no último treino do Brasil, antes da viagem para São Paulo Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

Marcelo é acompanhado por Maicon no último treino do Brasil, antes da viagem para São Paulo
Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

A delegação brasileira viajou à noite para São Paulo. Neymar é a grande esperança brasileira para conquista do hexa dentro de casa. Mas o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira alerta que o craque do Barcelona não irá ganhar sozinho. É preciso uma equipe por trás, como aconteceu com Pelé, Romário e Maradona.

“Ganha a equipe. O craque faz a diferença de um lance e de outro, e o Neymar se encaixa perfeitamente nisso. Ele é o nosso grande jogador, o jogador que pode fazer a diferença, mas ele sozinho não vai ganhar a Copa do Mundo”, disse Parreira, com a experiência de quem vai para o nono Mundial.

Japonês apita jogo de estreia

Nashimura: reencontro

Nashimura: reencontro

A última partida do Brasil na Copa de 2010 – derrota de 2 a 1 para a Holanda, na África do Sul – teve a arbitragem do japonês Yuichi Nishimura. E é ele justamente que vai apitar o jogo de estreia da seleção, nesta quinta-feira, às 17h, no Itaquerão, em São Paulo, contra a Croácia. Os auxiliares são Toshiyuki Nagi e Toru Sagara.

As recordações de Nishimura não são boas para a torcida brasileira. Além da derrota e da eliminação diante da Holanda há quatro anos, o árbitro expulsou o volante Felipe Melo, o que atrapalhou os planos de reação da equipe de Dunga naquela partida. Mas a decisão do árbitro japonês foi correta, porque Melo deu um pisão em Robben.

Yuichi Nashimura tem 42 anos e é um dos quatro árbitros, entre os 24 chamados para a Copa do Mundo de 2014, que tem experiência em Mundial. Ele apitou quatro partidas na África do Sul, apresentando 17 cartões amarelos e dois vermelhos. O japonês faz parte do quadro da FIFA desde 2004.

Morre sobrinho de Luiz Felipe

Na antivéspera da estreia na Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari teve mais uma perda de familiar. Seu sobrinho Tarcísio João Schneider, 48 anos, morreu num acidente de carro nesta terça-feira em Passo Fundo. A colisão com uma carreta ocorreu na BR-285 na altura do km 299 da rodovia. O celta conduzido pelo empresário foi jogado para fora da pista. Tarcísio é filho de Cleusa Schneider, irmã de Luiz Felipe. Ele deixa três filhos.

Em meio à preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, Felipão havia tido outra perda. No dia 27 de maio, o treinador veio ao Rio Grande do Sul para acompanhar em Canoas o sepultamento de seu cunhado Nei Canabarro Maia – marido de sua outra irmã, Cleonice.

Copa do Mundo

Espanha:  Piqué e Torres estão de volta 

Fernando Torres e Gérard Piqué reapareceram entre os titulares da Espanha no treino desta terça-feira no CT do Caju, do Atlético Paranaense, em Curitiba. No amistoso de sábado, diante de El Salvador, nos Estados Unidos, a dupla de zaga foi composta por Javi Martínez e Sérgio Ramos. Já no ataque, Torres substitui o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa.

O técnico Vicente Del Bosque escalou a equipe com Casillas; César Azpilicueta, Piqué, Sérgio Ramos e Jorbi Alba; Sérgio Busquets, Xavi Hernández, David Silva, Cesc Fábregas e Pedro; Fernando Torres. Iniesta ficou fora da movimentação, fazendo treinos especiais.

A Espanha enfrenta a mudança brusca de temperatura. Nos Estados Unidos estava trabalhando num clima de temperatura em torno de 30 graus. Ontem, em Curitiba, os atuais campeões do mundo enfrentaram o frio de 12 graus centigrados.

Depois de uma confusão inicial, houve a liberação para cerca de mil pessoas, que puderam assistir ao treino da Espanha. Diego Costa percebeu que o ambiente no Brasil não é dos mais acolhedores para ele, pois foi chamado de traidor pela torcida.

Equador

A delegação do Equador chegou a Viamão, onde é sua concentração na noite de segunda-feira, depois de uma longa viagem desde Quito. Por esse motivo, a primeira atividade em solo gaúcho foi leve, com trabalho na academia e depois um treino usando a bola. O volante Oswaldo Minda se juntou ao grupo nesta terça. Ele foi convocado para substituir Segundo Castillo, que se machucou no amistoso com o México. O Equador fará um jogo-treino diante do Cerâmica, nesta quarta, no campo do Hotel Vila Ventura.

Croácia

O brasileiro naturalizado croata Eduardo Silva acredita que sua equipe pode surpreender os anfitriões na partida desta quinta-feira no Itaquerão, em São Paulo. Ele não quis comentar a hipótese de marcar um gol no Brasil e de que maneira iria comemorar. “Não é importante quem marca, o que é importante é que a Croácia consiga um resultado positivo. Temos que mostrar em campo o que somos capazes de fazer. A Croácia pode surpreender qualquer outra seleção, principalmente se marcarmos primeiro”, disse o carioca, de 31 anos, que joga no Shakhtar Donetsk.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções