Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

NOSOTROS : Canções argentinas na Bibliotheca

NOSOTROS : Canções argentinas na Bibliotheca
17 outubro
09:00 2017

Nesta terça às 19h30min, Renata Gonçalves apresentará o recital gratuito “Nosotros”

Por Carlos Cogoy

 Treze canções num espetáculo com cerca de uma hora de duração. No repertório, composições argentinas. Na interpretação, soprano jaguarense Renata Gonçalves, que mensalmente tem se deslocado até Salta – noroeste da Argentina – onde é bolsista no Opera Studio Salta Lírica. Aluna da professora Magali Richter, Renata Gonçalves há dois anos cursa música na UFPel. No recital “Nosotros”, que terá início às 19h30min na Bibliotheca Pública Pelotense, a cantora estará interpretando composições de Alberto Ginastera, Alberto Williams, Juan Pedro Esnaola, Carlos Guastavino e Astor Piazzolla. Renata será acompanhada pelo pianista Tomás Storino e o acordeonista Vinicius Terdes. Apoio da Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON), e da equipe da Bibiliotheca Pública Pelotense. ENTRADA FRANCA.

Renata Gonçalves

Renata Gonçalves

RECITAL – Renata Gonçalves menciona sobre a iniciativa: “O recital tem como objetivo homenagear os compositores argentinos com os quais tenho tido contato nessas várias idas, e também é  minha contrapartida para a Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas que, através do edital 006/2017, me ajudou financeiramente num dos meus deslocamentos. Esse aporte foi possível, em virtude de um dos vários editais de intercâmbio cultural que a secretaria tem aberto durante o ano”. De acordo com ela, a 8 de novembro acontecerá apresentação na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos em Rio Grande.

ÓPERA na Escola é projeto que, há doze anos, é desenvolvido sob a coordenação da professora Magali Richter. Conforme Renata Gonçalves, no dia 27 de novembro, será apresentada a ópera “La Serva Padrona” de Pergolesi.  O local será a Bibliotheca Pública, e o evento integrará as comemorações do centenário do Conservatório de Música de Pelotas. Na trajetória, a cantora tem realizado aperfeiçoamentos. Ela acrescenta: “Já participei de dois festivais internacionais de música do SESC, a sexta e sétima edições, onde a soprano Eiko Senda foi de extrema importância para a minha formação. E destaco também Patrizia Morandini da Itália, e o tenor brasileiro Lenine Santos. Além deles, ressalto a mezzo-soprano Alejandra Malvino, cantora e professora de técnica do Instituto Superior de Artes do Teatro Cólon. Também friso o trabalho do barítono Luciano Garay, que é cantor contratado do Teatro Cólon. Eles são meus professores no curso de aperfeiçoamento que acontece em Salta na Argentina”.

TRAJETÓRIA – Renata Gonçalves conta que desde os cinco anos está envolvida com a música. À época, sua participação era nos vocais da igreja. Ela lembra: “Até fiz algumas aulas de teclado, mas eu gostava mesmo de cantar. E vim para Pelotas com a finalidade de cursar direito, onde me formei em 2012. Mas lá conheci o tenor João Ferreira filho. E foi ele que começou a me incentivar no estudo do canto lírico. Conforme afirmava, meu agudo ao invés da música popular, seria melhor explorado no lirico. Em 2015, eu entrei no curso de música, onde estudo com a professora Magali Richter”. Naquele ano, ela também lançou o disco gospel “Extraordinário”, que teve produção de Leonardo Vergara. Na Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMM), onde é coralista, participou do espetáculo “Vozes brasileiras”. Atualmente, Renata também é colaboradora na Orquestra de Câmara da UFPel, sob a regência do professor Tiago Ribas.

 

Comentários ()

Seções