Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Nova direção da ESEF toma posse

Nova direção da ESEF toma posse
24 outubro
17:50 2013

Direção Esef 2013 04Diante de um auditório repleto de alunos, colegas e comunidade, o professor Alexandre Carriconde Marques recebeu das mãos do seu antecessor, José Francisco Schild, o comando da Escola Superior de Educação Física (Esef) para mandato de duração de quatro anos. Na cerimônia marcada pela emoção da despedida e pela alegria do novo compromisso, estavam presentes o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, pró-reitores e representantes da sociedade civil, além do também empossado vice-diretor, professor Mario Renato de Azevedo Júnior.

Apesar de já ter sido chefe de departamento na unidade, é a primeira vez que Marques assume a diretoria da Escola e por isso carrega uma grande expectativa, segundo suas palavras. “Eu realmente vivo a ESEF”, afirma o novo diretor. Ele define-se como um extensionista e tem nessa área uma grande atuação, especialmente no cuidado da atividade física adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Embora tenha uma atuação voltada para a extensão, Marques diz que a sua atenção será voltada para as três áreas, dando

Direção Esef 2013 02

continuidade a um processo de fortalecimento que levou a ESEF a ser uma das unidades em destaque dentro da Universidade. “Acredito na ESEF pois faço parte dela. A ESEF somos todos nós”, disse o professor durante o seu discurso de posse. Uma das metas pontuadas pelo professor é a de manter a abertura da Escola Superior de Educação Física à comunidade pelotense, por meio de projetos que já atingem quase duas mil pessoas, e ampliar esta atuação. Outra iniciativa a ser reforçada é o processo de criação de uma cultura esportiva dentro da UFPel, para que servidores e alunos mantenham o hábito da atividade física. Na questão estrutural, o objetivo é a realização da obra de construção da piscina e das salas voltadas às lutas e às ginásticas.

O reitor da Universidade, professor Mauro Del Pino, destacou o grande processo de desenvolvimento que a ESEF manteve nos últimos anos, durante a administração do professor Schild, demonstrando a dinamicidade da unidade, e disse acreditar na potencialização dessa realidade na nova gestão: “Seremos parceiros na manutenção do que está sendo feito e nas novas frentes de atuação”. Segundo o reitor, a eleição de Marques e Azevedo de forma direta é uma mostra da energia democrática que a UFPel tem vivido, especialmente por ter sido realizada por meio do voto universal.

Emoção na despedida

Direção Esef 2013 03A cerimônia de posse também foi marcada pela emoção mostrada pelo antigo diretor, professor Schild, e de toda a comunidade da ESEF. Em seu discurso, ele lembrou as dificuldades enfrentadas para o crescimento da unidade, tanto no sentido da estrutura física quanto na área acadêmica, que vive momento de expectativa para a aprovação do projeto de doutorado. Após a transmissão do cargo, foram conduzidas homenagens aos ocupantes anteriores da diretoria, que receberam placas, e também a reprodução de um vídeo produzido pelos técnicos administrativos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções