Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Novas tecnologias no ensino são tema de encontro na UCPel

21 novembro
16:55 2014

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) realiza a terceira edição do Colóquio de Educação e Novas Tecnologias (Cenotec). Com o tema Diálogos entre Pesquisa e Sala de Aula, professores, acadêmicos e interessados no assunto poderão debater o uso de tecnologias no atual modelo de ensino.

O encontro é gratuito e ocorre na UCPel no dia 04 de dezembro, na Sala 425 C – Campus I, a partir das 8h30min. Na programação, haverá espaço para a realização de palestras, minicursos e mesas-redondas que abordarão temas como Webquest na Educação, Recursos Educacionais Abertos (REA), Produção de Vídeo Estudantil e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Segundo o doutorando do PPGL, Felipe Ávila, o evento tem como principal propósito abrir espaço para o diálogo entre professores e Universidade com o objetivo da troca entre teoria e prática. “Queremos ver o que está sendo feito em relação ao uso de tecnologias dentro da escola, sua importância, o que vem dando certo, o que não deu”, explica.

Um dos temas que vem ganhando importância nos dias de hoje e terá espaço no evento é a formação de leitores críticos na web e como dar credibilidade para as informações recebidas. Também terá vez a utilização do cinema na sala de aula através do uso de celulares e tablets para a realização de curtas por alunos.

O Cenotec é promovido por meio da disciplina de Tópicos Especiais na Formação de Professores em Novas Tecnologias, sob coordenação da professora Fabiane Marroni e dos integrantes do PPGL Eveline Peres, Felipe Ávila e Vinícius de Oliveira.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site http://cenotec2014.wix.com/cenotec.

Programação:
8h30min às 9h – Credenciamento – Local: Sala 425 C – Campus I

9h às 10h – Palestra – Webquest na Educação – Camila Gonçalves dos Santos (Unipampa). Debatedor: Gabriela Bolhmann Duarte (UCPel)

10h às 10h30min – Cafezinho

10h30min às 11h30min – Mesa-Redonda – Tecnologias da Informação e Comunicação – Relatos – Fabiane Villela Marroni (UCPel), Adail Ubirajara Sobral (UCPel), Ana Paula de Araújo Cunha (IF-Sul) e Felipe Alves Pereira Ávila (UCPel)

14h às 15h – Palestra – Recursos Educacionais Abertos (REA) – Vilson José Leffa (UCPel). Debatedora:  Vanessa Doumid Damasceno (UFPel)

15h10min às 16h10min – Palestra – Produção de Vídeo Estudantil – Josias Pereira (UFPel). Debatedora: Eveline Rosa Peres (UCPel)

16h10min às 16h30min – Cafezinho

16h30min às 17h30min – Minicursos – Local: Laboratório de Informática – Campus I

Minicurso 1

Webquest na Educação – Camila Gonçalves dos Santos (Unipampa)

Minicurso 2

Introdução aos gêneros acadêmicos: resumo, resenha, artigo e projeto de pesquisa – Vinícius Oliveira de Oliveira (UCPel)

Minicurso 3

Formação do leitor crítico na web: revisionismo histórico – Felipe Alves Pereira Ávila (UCPel)

Comentários ()

Seções