Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

NOVO EMPREENDIMENTO : Agroindústria com produção de cogumelos na Colônia Maciel

20 junho
08:46 2018

Pelotas conta com uma nova agroindústria em funcionamento e, desta vez, num ramo diferente dos convencionais. Trata-se da Colonial Fungi, há cerca de dois meses regularizada, especializada no cultivo e distribuição de cogumelos.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Embrapa foram procuradas pelos produtores proprietários para prestar orientação.

A agroindústria Colonial Fungi está localizada na Colônia Maciel. A produção é comercializada em restaurantes e em feiras disponibilizadas pela SDR, responsável por este setor no Município. Com a legalização, os produtores pretendem expandir a venda dos vários tipos de cogumelos para mercados e supermercados.

O PRODUTO é comercializado em restaurantes e feiras

O PRODUTO é comercializado em restaurantes e feiras

Técnicos da SDR auxiliaram na confecção do projeto do empreendimento e no licenciamento ambiental. O engenheiro agrícola Telmo Lena salienta que o produto não é comum nas agroindústrias. A forma de processamento é rústica e não demanda grande complexidade.

O processo de produção inicia-se no substrato, passa pela colheita, vai para a estufa e depois para o consumidor. A venda é por peso e a entrega é feita em pacotinhos biodegradáveis, já que se trata de fungo e não é embalado a vácuo.

Alexandre e Aline Brum é o casal proprietário. A atividade é característica de agricultura familiar. Neste ano, a agroindústria expandiu seus colaboradores na comercialização e acolheu famílias de produtores de outro ramo, com perda de renda, repassando a elas cogumelos para venda, garantindo o sustento.

Comércios de produtos veganos, orgânicos e vegetarianos, são os que mais procuram a produção. No entanto, os cogumelos, ricos em proteínas, não se configuram só em alimentação diferenciada, mas podem substituir outro produto com valor nutritivo equivalente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções