Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

NOVO MILÊNIO : Moradores do Loteamento recebem posse

NOVO MILÊNIO : Moradores do Loteamento recebem posse
31 agosto
09:37 2015

Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com a regularização fundiária promovida pela prefeitura

O último sábado de agosto foi um dia de fortes emoções para a dona de casa Rosimeri Santos Soares, que aguardava há pelo menos 17 anos o título de posse do seu lote, localizado no penúltimo quarteirão do Loteamento Novo Milênio, na Cohab Tablada. “Lembro-me de uma reunião, feita no meio da rua, onde sugeri o nome para a associação de moradores. No início era um local feio, sem rua, sem água encanada. Pensei em Novo Milênio por que tive a certeza, mesmo naquela época de muita luta, de que o futuro traria esperança para nós”, contou emocionada.

A família de Rosimeri foi uma das 161 beneficiadas com o título de Legitimação de Posse, entregue pelo prefeito Eduardo Leite, na manhã de sábado, na localidade Família de Deus. De acordo com o relatório socioeconômico realizado pela Secretaria de Justiça Social e Segurança, a ação atinge 514 pessoas que antes ocupavam irregularmente uma área particular autodemarcada. O documento funciona como uma pré-escritura, que garantirá a escritura definitiva em cinco anos, sem qualquer despesa para as famílias.

Para Eduardo, a entrega dos títulos significa a concretização de um compromisso assumido pelo seu governo e que tem a regularização fundiária como prioridade, garantindo todos os benefícios legais de moradia para as famílias beneficiadas. “Novo Milênio é a quarta área regularizada, queremos chegar a 31 até o fim de 2016. Nunca antes na história de Pelotas se trabalhou tanto em ações de regularização fundiária”, afirmou.

PREFEITO Eduardo e vice, Paula Mascarenhas(C), participaram da entrega dos títulos

PREFEITO Eduardo e vice, Paula Mascarenhas(C), participaram da entrega dos títulos

Após o recebimento da escritura, as famílias tornam-se proprietárias dos lotes e terão a documentação necessária para solicitar financiamento e melhorar o imóvel, o que vai valorizar a área e, principalmente, conquistam a garantia de poder deixar uma herança para os filhos. “Muitos de nós achávamos que poderíamos perder nossas casas, que poderiam vender a área, agora temos a certeza de que isso não vai acontecer”, comemorou o presidente da comissão representativa dos moradores, Sidney da Costa Gomes.

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) contou com a parceria do Escritório Modelo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na medição e desenho da planta do futuro loteamento.           Participaram da entrega de títulos a vice-prefeita Paula Mascarenhas, os vereadores Valdomiro Lima (PRB) e Antônio Peres (PSB), o titular da SHRF Ivan Vaz, a arquiteta Josiane Almeida, além de membros do atual governo e professores da UCPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções