Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Novo plano de carreira prevê reajuste de 245% para soldados da Brigada Militar até 2018

13 novembro
22:50 2013

Após uma série de encontros e negociações, o Governo do Estado apresentou nesta quarta-feira (13) a proposta de alteração nos planos de carreira e de salários dos servidores da Brigada Militar. Uma nova reunião ocorrerá na próxima segunda-feira (18) para concluir detalhes do plano de carreira com os representantes da categoria. A intenção é encaminhar a proposta à Assembleia Legislativa ainda na terça-feira (19), em regime de urgência. O Governo pretende aprovar o novo plano até o final do ano.

Secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, secretário de Segurança Pública, Airton Michels, e comandante-geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes, negociam reajuste salarial com a BM. - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

Secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, secretário de Segurança Pública, Airton Michels, e comandante-geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes, negociam reajuste salarial com a BM. – Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

“As negociações têm ocorrido com tranqüilidade, e estou convicto que na segunda-feira chegaremos a um acordo. Mas já adiantamos que manteremos as promoções na aposentadoria para os atuais servidores”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana.

Se aprovadas, as mudanças vão representar, em oito anos (de 2011 a 2018), reajustes salariais de 245% para os soldados e de 151% para os tenentes. A proposta de carreira visa criar como último posto dos praças, o de capitão administrativo, cujo básico será o mesmo de capitão da carreira de nível superior. Em 2011, o soldado tinha um básico de R$ 1.172,82. Se for aceita a proposta do Governo, com as progressões, ele poderá chegar a capitão administrativo, com um básico, em 2018, de R$ 10.937,17, mais as vantagens temporais.

Conquistas desde 2011 
Até agora, muitas conquistas foram garantidas à categoria. Entre elas, mais de 5 mil promoções; admissão de mais de 5 mil soldados; reajuste da etapa-alimentação após 10 anos congelada; diárias de deslocamento a trabalho reajustadas em 115%; aumento da gratificação de incentivo de permanência e criação do abono ao servidor ferido em ação policial.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções