Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Novos secretários de Estado assumem hoje

23 dezembro
10:06 2013

O governador Tarso Genro dará posse aos novos titulares das pastas da Saúde, Esporte e Lazer, e Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas nesta segunda-feira, às 15h, em cerimônia no Palácio Piratini. Assumem as Secretarias de Estado, respectivamente, Sandra Maria Sales Fagundes, Ricardo Demetrio de Souza Petersen e Jorge Branco.

Segundo Tarso, na escolha dos novos nomes, a decisão foi tomada levando-se em conta, especialmente, o fator da continuidade, para que os projetos de governo nessas secretarias não percam sequência e agilidade.

“O PCdoB indicou Ricardo Petersen na Secretaria do Esporte e do Lazer, pois o partido já tem uma representatividade importante nesta secretaria e agora passa a dirigir a pasta”, disse o governador, ressaltando que, inclusive, o partido não indicou uma pessoa do PCdoB, mas sim uma pessoa de confiança.

“O Jorge Branco é de um quadro experiente e está fazendo um excelente trabalho com a Rede Escola de Governo e a realização de concursos pela Fundação de Recursos Humanos, que são exemplares”, disse. “A Sandra Fagundes, que já estava totalmente integrada na equipe de Ciro Simoni, deverá manter a continuidade do trabalho, e este foi um critério nosso em relação à saúde, que como todos sabem duplicou os recursos e tem uma potencialidade de investimentos na área social para o próximo ano extraordinária”, concluiu o governador.

OS NOVOS SECRETÁRIOS

Sandra Maria Sales Fagundes – Graduada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003-06), foi coordenadora da Política de Atenção Integral de Saúde Mental da SES-RS de 1987 a 1991; secretária de Saúde do município de Viamão de 1998 a 2002; secretária de Saúde do município de Porto Alegre de 2003 a 2004 e diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES-RS desde 2011.

Ricardo Demetrio de Souza Petersen – Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado pela University of Iowa (1981) e doutorado pela University of Maryland (1984). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em ênfase em Desenvolvimento, Aprendizagem e Controle Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, desenvolvimento motor, Desordem Coordenativa Desenvolvimental, coordenação motora e controle motor.

Jorge Branco – Sociólogo, um dos fundadores e presidente do Centro de Estudantes de Ciências Sociais da UFRGS. Na Prefeitura de Porto Alegre, participou da montagem do Gabinete de Planejamento, presidiu o Conselho Municipal do Plano de Desenvolvimento Urbano e foi secretário adjunto de Planejamento Municipal.

De 1999 a 2002, assumiu a Superintendência da Metroplan e, em 2003, assumiu a chefia do Escritório Regional da Rede Ferroviária Federal S/A no Rio Grande do Sul.

Foi secretário geral do governo do município de Porto Alegre, atuou como consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) junto ao Ministério da Educação, coordenou a Unidade Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e preside a Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos desde 1º de janeiro de 2011.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções