Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Núcleo da Canção da UFPel apresenta “Dona Conceição dos Mil Sambas”

03 abril
08:44 2019

O Núcleo da Canção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) inicia, nesta quarta-feira (3), uma série de atividades. A primeira é o bate-papo com a compositora pelotense Conceição Teixeira e lançamento do CD Virtual “Dona Conceição dos Mil Sambas”. O encontro é aberto ao público e será realizado às 19h, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel.

Conceição Teixeira

Conceição Teixeira

No evento, haverá audição comentada do CD, roda de conversa com Conceição Teixeira, Leandro Maia e Solon Silva e relato da pesquisa “Poética da Canção: habitus cancional no processo criativo da música brasileira (Poetics of Song: songwriting habitus in the creative process of Brazilian Music)”, de Leandro Maia.

De acordo com a organização do evento, a música produzida em Pelotas representa muito bem o “caldo cultural” do qual a música brasileira emerge: a incorporação de matrizes de tradições diversas, congregando oralidade, escrita, matrizes indígenas, africanas e europeias. Com mais de 80 anos de idade, dona Conceição Rosa Teixeira seguia – e ainda segue – sua produção musical de forma artesanal e doméstica, testemunhando a viva tradição dos cancionistas populares. Mesmo sem tocar nenhum instrumento musical ou conhecer música de maneira formal, ela compôs mais de mil sambas, que estavam guardados em sacolas de supermercado espalhados em sua casa antes de ganharem o mundo através da pesquisa de Leandro Maia, realizada na universidade inglesa Bath Spa University entre 2015 e 2018. Antes disso, poucos privilegiados como o sambista Solon Silva tiveram acesso ao trabalho de Conceição.

A Cô – que é como Dona Conceição prefere ser chamada – é famosa na cidade de Pelotas por ter criado mais de cem “filhos do coração”, mas sua produção artística era ainda inédita e restrita a poucos amigos. Maia a ouviu pela primeira vez em casa em 2012, durante o 2º Festival SESC de Música, e “nunca mais largou do seu pé”. Além de coletar cerca de 80 canções, o cantor, compositor e professor da UFPel analisou, transcreveu e publicou um livro bilíngue de partituras e comentários – produzido com recursos da Bath Spa University – além de arranjar e juntar amigos para gravar com a Cô seu primeiro disco, gravado ao vivo na Bibliotheca Pública Pelotense e no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O trabalho contou com uma rede solidária envolvendo a Discoteca L.C Vinholes, o curso de Cinema da UFPel, a Bibliotheca Pública Pelotense, o Theatro São Pedro, as Redeiras de Pelotas, a Bath Spa University e a Secult Pelotas, através do Bath Spa Pioneer Award e do Edital de Eventos da Secult. Gravado durante o festival “Mistura Mundo Sul Generis – Brazil, Inglaterra e Zimbábue”, o CD e DVD virtuais foram disponibilizados na internet aos interessados. Durante o evento de lançamento, Leandro Maia disponibilizará o acesso aos interessados.

Quem assistiu aos espetáculos terá a chance de reviver a magia dos primeiros shows de Conceição ao lado de convidados mais do que especiais como Simone Rasslan (piano e voz), Gutcha Ramil (percussão), Kiti Santos (flauta e sax), Ana Paula Freire (contrabaixo), Jucá de León (percussão), Rafael Velloso (sax e flauta), Paulo Gaiger (voz), Felipe Karam (violino) e Marcelo Delacroix (voz), sob direção de Maria Falkembach e Leandro Maia (voz, violão e arranjos). A gravação de áudio foi feita por Lauro Maia e Lucas Roma (A Vapor Estudio), em Pelotas, e por Marcelo Corsetti e Rodrigo Rheinheimer (Tec Audio), em Porto Alegre. A captação e edição de vídeo foram feitas por Éverton Maciel e equipe coordenada pelo professor Guilherme Carvalho da Rosa, do curso de cinema da UFPel. O livro songbook “The one-thousand sambas woman” foi diagramado e finalizado por Eduardo Montagna, da UFPel.

Quem não conseguiu conferir ao vivo terá o acesso aos registros dos shows que deram origem ao CD e ao DVD, disponíveis no site www.conceicaoteixeira.com.br, além de partituras, arranjos e textos sobre esta compositora que é um tesouro escondido na Vila Castilho, em Pelotas.

De acordo com a organização do evento, a música produzida em Pelotas representa muito bem o “caldo cultural” do qual a música brasileira emerge

De acordo com a organização do evento, a música produzida em Pelotas representa muito bem o “caldo cultural” do qual a música brasileira emerge

Serviço:

  • Núcleo da Canção convida para “Dona Conceição dos Mil Sambas”
  • Data e Hora: 3 de abril, às 19h
  • Local: Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPe (Rua Félix Xavier da Cunha, 651)

Informações Adicionais:

Músicas do CD Dona Conceição dos Mil Sambas
www.conceicaoteixeira.com.br

1) Linda Mascarada, participação Marcelo Delacroix
2) Azoar, participação de Simone Rasslan
3) Tatuagem
4) Arranca
5) Tempo de Reconciliar
6) Maquiagem do tempo
7) Conselho Amigo
8) Falta um pedaço
9) Aperto de Mão
10) Arrepia, participação de Paulo Gaiger
11) Já chegou a sua vez
12) Bonus track: Abri a porta/Fechei a porta da saudade

Ficha Técnica

  • Canções: Conceição Rosa Teixeira
  • Coordenação Geral, pesquisa e produção musical: Leandro Maia
  • Direção Audiovisual: Guilherme Carvalho da Rosa (Cursos de Cinema UFPel)
  • Design Editorial e Diagramação: Eduardo Montagna (Discoteca L.C. Vinholes da UFPel)
  • Produção Executiva: Leandro Maia e Maria Falkembach
  • Assistência de produção: Haroldo de Campos (Nota Azul)
  • Imprensa: Gabriela Mazza (Satolep Press)
  • Direção Cênica: Maria Falkembach
  • Cenário: Redeiras de Pelotas
  • Captação de Audio BPP: Lauro Santos Maia
  • Sonorização BBP: Lúcio Vasconcellos (Cia dos Técnicos)
  • Captação de Audio TSP: Marcelo Corsetti e Rodrigo Reinheimer (Téc Audio)
  • Mixagem e Masterização: Lucas Roma e Lauro Santos Maia (A Vapor Estúdio)
  • Câmeras: Ana Paula Ogliari, Eloisa Soares e Éverton Maciel
  • Edição de Vídeo: Eduardo Walerko
  • Gráfica: Polygraph Serviços Gráficos

Músicos:

  • Conceição Teixeira: voz e composições
  • Simone Rasslan: piano e voz, participação especial
  • Ana Paula Freire: contrabaixo acústico
  • Kiti Santos: sax soprano e flauta
  • Gutcha Ramil: percussão (cuíca, surdo, triângulo, pandeiro, caixeta, efeitos e sopapo)
  • Rafael Velloso: sax tenor e flauta
  • Jucá de León: percussão (pandeiro, caixa, caixeta, efeitos e sopapo)
  • Felipe Karam: violino
  • Leandro Maia: voz, violão e arranjos

Próximas atividades do Núcleo da Canção

26/04 – 19h – lançamento do livro “Violão-canção”, de Chico Saraiva com concerto no Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel

27/04 – 19h – lançamento do livro “Violão-canção”, de Chico Saraiva na Unipampa Bagé (local a ser divulgado)

08/05 – Núcleo da Canção estuda Vitor Ramil: uma POEtica do Frio, enlaces de música e literatura no Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel

22/05 – Guilherme Vieira – Canções de Viagem – pré-pré lançamento de músicas do disco e fora do disco no Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel

05/06 – 19h – Núcleo da Canção convida Bianca Obino no Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel

10/06 – 19h – Núcleo dá Canção Convida Ricardo Silvestrin, Lançamento de Livro e Disco. Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel.

As atividades do Núcleo têm entrada franca. Informações [email protected]. A coordenação é dos professores Leandro Maia e Guilherme Vieira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções