Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

“O Bairro da Gente” ofereceu atividades na Colônia Z3

“O Bairro da Gente” ofereceu atividades na Colônia Z3
16 abril
08:48 2018

Com a beleza orla da Lagoa dos Patos como paisagem, a sexta edição de O Bairro da Gente levou uma série de serviços e atrações aos moradores da Colônia de Pescadores Z3. O diferencial do evento itinerante que ocorreu, no sábado, foi a oportunidade de fazer o recadastramento dos trabalhadores que vivem do pescado e participam das 35 feiras nas quais o produto é comercializado em toda a cidade. A prefeita Paula Mascarenhas e o secretariado estiveram presentes e acolheram demandas da população da Audiência Pública, realizada à tarde.

No ônibus da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a feirante Vanderleia Lourenço Fagundes, pode levar a documentação para atualizar o seu cadastro e garantir a regularidade de seu sustento. A moradora da Z3 atua há quatro anos em uma banca onde comercializa filés tainha, corvina, risoles e bolinhos de peixe às quartas, quintas e sextas-feiras, na rua Mário Peiruque, no Areal.

Vanderleia foi uma das primeiras pescadoras feirantes a realizar o procedimento, aberto no evento pela SDR, que começou a fornecer informações e receber a documentação que será encaminhada diretamente para a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), responsável pelo licenciamento das atividades. O licenciamento anual precisa ser efetuado até julho.

SEXTA edição do projeto levou serviços, atrações e acolheu demandas dos moradores

SEXTA edição do projeto levou serviços, atrações e acolheu demandas dos moradores

AO ALCANCE DA COMUNIDADE

A descentralização dos órgãos do governo municipal também proporcionou à comunidade local acessar informações da Secretaria de Saúde (SMS) que tirou dúvidas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), saúde bucal, mental, vigilância sanitária e Primeira Infância Melhor (PIM). A preservação da natureza foi incentivada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) que distribuiu mudas de plantas em troca de lixo eletrônico.

Para a criançada, o que não faltou foi diversão. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) levou brinquedos infláveis, fez pinturas faciais e agitou a garotada com várias abordagens recreativas. Os pequenos também puderam aprender sobre as regras de circulação através das simulações de tráfego da Escolinha de Trânsito, da STT e com o teatro de fantoches do projeto Zooando na Escola, da SMS. Tudo isso com a distribuição de pipoca e algodão doce e refrigerantes Schin.

A importância da prática esportiva também esteve em alta entre as recomendações do dia, com um aulão de ritmos, do programa Vida Ativa. Na Cultura, o show de Solon Silva animou o público. Na Assistência Social (SAS), a doação de roupas e calçados foi um dos atrativos que chamaram a atenção. A moradora Cleia Maria Mota Machado ficou muito satisfeita em ver tantos serviços oferecidos gratuitamente perto de casa. “Eu nunca tinha visto nada assim antes”, destacou Cleia.

Prefeita Paula esteve presente e falou aos moradores da Z3

Prefeita Paula esteve presente e falou aos moradores da Z3

REQUALIFICAÇÃO DA ORLA

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel, falou sobre a importância de fomentar a economia da Colônia de Pescadores, que voltou a ter sucesso nas safras de pescado, com o investimento no potencial turístico da região. A SDR trabalha em um estudo de requalificação da orla no qual está prevista a arborização do trecho de praia da Z3, a organização de estacionamentos e limpeza da faixa de areia. “Temos uma praia linda, precisamos atrair as pessoas de outros bairros para a Z3 para desenvolver a economia local ao fazer daqui um polo turístico”, apontou Seidel.

As secretarias de Governo, de Obras e Pavimentação (Smop), SGCMU, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sdeti), o Sanep, o Procon e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) também estiveram presentes e forneceram informações direto à população. Entre os parceiros, participaram Ótica Diniz, O Boticário, Escola de Cabeleireiros Edward, Vira Tampa Solidária e Erva-mate Baturitê.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções