Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

O LADO DOCE DA MÚSICA : Tudo pronto para o 9º Festival Internacional Sesc

08 janeiro
09:15 2019

Na próxima segunda-feira, 14 de janeiro, retorna a Pelotas um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 9º Festival Internacional Sesc de Música.

Os 12 dias de intensa programação reúnem60 espetáculos gratuitos, além da parte pedagógica, com 24 cursos ministrados por professores oriundos de 14 nacionalidades. Ao todo serão380 alunos de Estados e países diferentes e cerca de 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos envolvidos. Nesta edição, alguns dos concertos serão transmitidos ao vivo, pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, possibilitando maior acessibilidade ao público. As transmissões ao vivo serão das apresentações dos dias 14 e 18/01, que acontecerão às 20h30, além do concerto de encerramento, no mesmo horário do dia 25/01.

Na atração de abertura, o palco do Theatro Guarany recebe a Sphaera Mundi Orquestra (BRA/RS). É uma formação inspirada na harmonia universal e procura promover o despertar da beleza que existe em cada um em conexão com a beleza e a harmonia do universo. A apresentação, que ocorre às 20h30 de 14/01, conta com a participação da solista argentina Lucia Luque, no violino. No mesmo dia, às 18h, também acontece o tradicional Cortejo Musical, com saída em frente ao Mercado Público, seguindo pelo calçadão das ruas Andrade Neves, Sete de Setembro e XV de Novembro. 

EVENTO reúne 60 espetáculos gratuitos entre os dias 14 e 25 de janeiro, em Pelotas

EVENTO reúne 60 espetáculos gratuitos entre os dias 14 e 25 de janeiro, em Pelotas

Esta nona edição caracteriza-se pela forte inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando a música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e até zona rural. O objetivo é envolver a todos em uma consciência de pertencimento e uma atmosfera de emoção. “O festival é feito com pessoas e para pessoas. O sucesso desse projeto reside justamente nessa apropriação que a comunidade de Pelotas fez. O sentido de toda ação cultural está nessa troca, nessa construção de relações que tem a música como elo. O que fortalece o festival de música de Pelotas é justamente o carinho e o acolhimento que se estabeleceu desde a primeira edição”, comenta Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS.

Nesse sentido de conexão, em 2019 o slogan do evento “O lado doce da música” também quer valorizar a comunidade anfitriã. “É uma homenagem ao reconhecimento da tradição doceira como Patrimônio Imaterial do Brasil, título concedido pelo IPHAN a Pelotas, e desse modo criando esse link entre o doce e a música, sendo o festival um importante momento para fortalecer nacionalmente e internacionalmente os aspectos culturais e turísticos de Pelotas”, explica Bento.

Outra novidade deste ano é a implementação do Choro na grade de cursos, dando mais espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. No ano anterior, o choro estava inserido na modalidade de oficina com menor duração. Mas devido ao alto interesse dos alunos a oficina foi transformada em curso e terá duração integral, conforme os outros cursos do Festival. Além deste, também são realizados os cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, eufônio, saxofone, harpa, percussão, violão clássico, piano, composição e canto lírico. Completam a programação do evento os ensaios e Recitais de Música de Concerto, Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no sitewww.sesc-rs.com.br/festival.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.

INGRESSOS GRATUITOS – A retirada de ingressos antecipados é necessária apenas para os espetáculos que ocorrerão no Theatro Guarany. A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível (alimentos que serão direcionados a entidades sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc). Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme cronograma: nos dias 09, 10, 11, 14, 15, 16/01 podem ser retirados  ingressos para –  17, 18, 19, 21, 22, 23 e 24/01, retirada de ingresso para espetáculos de 22, 23 e 24/01.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções