Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

ÓLEO DE COZINHA : Cidade terá 100 pontos de coleta

ÓLEO DE COZINHA  : Cidade terá 100 pontos de coleta
12 junho
08:39 2019

O Sanep inova e passa a desenvolver um novo serviço em Pelotas: a coleta de óleo saturado (óleo de cozinha usado) das residências. O lançamento do projeto “Óleo Sustentável” ocorreu no estande da autarquia na Feira Nacional do Doce (Fenadoce).

A ação irá abranger mais de 100 pontos do Município, como escolas, ecopontos, cooperativas de reciclagem, supermercados e postos de gasolina. Além de preservar o Meio Ambiente, o descartecorreto vai garantir economia de verba pública ao Poder Executivo e a inclusão social para famílias da Cooperativa Nova Esperança.

Durante o lançamento, a prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância deste novo serviço para o Município e, também, para a preservação do meio ambiente.

“Para poder entregar um mundo melhor às gerações futuras é preciso se preocupar com o meio ambiente, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui, ao lançar este projeto. Agora contamos com a participação de todos os pelotenses que, a partir de setembro, terão mais de 100 pontos de coleta espalhados pelo município para que possam fazer o descarte correto do óleo”, afirmou Paula ao cumprimentar e desejar sorte para a presidente da Cooperativa, Mariza Ferreira. “Tenho certeza que a Cooperativa terá muito sucesso com este projeto”, complementou a prefeita.

FUNCIONAMENTO

A partir de setembro a população deverá levar o óleo de cozinha usado em um recipiente reutilizável e descartar em bombonas que serão disponibilizadas em uma estrutura do Sanep. Não haverá ponto de descarte das garrafas, apenas do óleo. O Sanep garantirá a logística de coleta deste material, que será encaminhado à Cooperativa Nova Esperança, conveniada ao Município.

Eles serão responsáveis pelo recebimento do óleo e pela transformação deste material em detergente, sabão em barra e em pasta. Parte deste produto de limpeza retornará às escolas para uso interno nos educandários, gerando economia de verba ao Município. O restante dos produtos será comercializado pela Cooperativa, gerando renda às famílias cooperadas.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, destaca que a Usina terá capacidade de processar mil litros de óleo por dia. “O óleo é um produto de difícil destinação e degradante se descartado no Meio Ambiente, por isso é satisfatório lançar este projeto. A partir de setembro começamos a distribuir as estruturas para iniciar a coleta”, afirma o gestor.

INVESTIMENTO

Durante a cerimônia, foi assinado o convênio com a Cooperativa Nova Esperança, que oficializa a responsabilidade às famílias cooperadas pela operação da Usina de Óleo. O investimento do Sanep no projeto chega a R$ 500 mil. Com isso, Pelotas terá a mais completa e moderna Usina de Processamento de Óleo Saturado, com fabricação de sabão em barra, detergente e pasta.

A proposta traz ainda outro viés importante, pois utilizará mão de obra formada por uma cooperativa de catadores conveniada com a autarquia. “A Usina gerará trabalho e renda para estas pessoas e economia para os cofres públicos, com retorno de parte destes subprodutos para a Prefeitura”, ressalta o chefe do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep e autor do projeto, Edson Plá Monterosso.

O vice-prefeito Idemar Barz também prestigiou a cerimônia, assim como o vereador José Benemann (PSDB) e representante do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). Após a cerimônia, a prefeita visitou o laboratório de tratamento de água no estande do Sanep.

SERVIÇO lançado pelo Sanep começará a funcionar em setembro

SERVIÇO lançado pelo Sanep começará a funcionar em setembro

MASCOTE

O projeto Óleo Sustentável conta com um mascote que será fundamental no trabalho de conscientização desenvolvido nas Escolas. Este personagem irá fazer a interação com as crianças, uma forma lúdica de garantir a compreensão da importância do tema.

Durante o período da Fenadoce, o Sanep disponibiliza um totem digital em seu estande para que as crianças escolham o nome do mascote. As opções são: Graxinha, Super Óleo e Olíto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções