Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

OLIMPÍADA ADIADA : Jogos de Tóquio transferidos para 2021

OLIMPÍADA ADIADA : Jogos de Tóquio transferidos para 2021
25 março
09:19 2020

Está oficializado. A Olimpíada de Tóquio está transferida para 2021. O Comitê Olímpico Internacional demorou a tomar a decisão, mas acabou cedendo à pressão de países muito afetados pela pandemia do novo coronavírus. Com base nisso, a decisão do COI e do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, é por adiar os Jogos Olímpicos.

As disputas estavam previstas para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto na capital japonesa. Os primeiros países a mandar recados de que boicotariam a participação de suas delegações foram Canadá, Alemanha e Austrália, competidores que sempre estão entre os que mais somam medalhas. Até às 17h do dia 24 de março, o Japão apresentava 1193 casos de Covid-19, um controle considerado alto se comparado ao avanço nos demais territórios. Mesmo assim, a decisão dos organizadores foi por adiar os Jogos, por entender o momento de ausência de condições seguras para as disputas de classificatórias para o índice olímpico, bem como a realização de qualquer evento com a presença de público.

“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI (alemão Thomas Bach) e o Primeiro-Ministro do Japão concluíram que as Olimpíadas de Tóquio devem ser remarcadas para uma data posterior a 2020, mas não depois do verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e a comunidade internacional”, trouxe um trecho do comunicado oficial.

É a primeira vez que a Olimpíada é transferida desde 1896. Porém, o evento foi cancelado em função das guerras mundiais em 1916, 1940 e 1944

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções