Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA : Pelotenses ganham menções honrosas

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA : Pelotenses ganham menções honrosas
07 dezembro
09:34 2018

O final de novembro trouxe uma boa notícia para o Município: cinco alunos de cinco escolas municipais de ensino de Pelotas receberam menções honrosas pelo desempenho satisfatório na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

 

A competição mobilizou 54 mil escolas e mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil. Para a segunda fase da prova, em setembro, foram 952 mil crianças e adolescentes classificados; em Pelotas, 214 alunos. A cerimônia para a entrega das premiações será realizada em 2019.

Na Escola de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no Fragata, estuda Victor Leivas Rosa, adolescente de 14 anos que ganhou a menção honrosa pelo segundo ano consecutivo; um motivo de grande orgulho para a escola e sua família. “Não esperava esse resultado, principalmente, duas vezes”, disse Victor. O aluno do 8º ano considera a matemática a sua disciplina preferida, especialmente, a parte de raciocínio lógico.

UM dos cinco estudantes, Victor Leivas Rosa (E), recebeu a premiação pelo segundo ano consecutivo

UM dos cinco estudantes, Victor Leivas Rosa (E), recebeu a premiação pelo segundo ano consecutivo

O bom desempenho contou com a dedicação da professora Márcia Casarin que, segundo o estudante, o ajudou com conselhos, resolução de exercícios e explicando aspectos da prova. A docente destacou a dificuldade do exame aplicado anualmente no Brasil.

“Tem questões que, até com a minha bagagem profissional, preciso pensar e repensar. O Victor é muito calmo e esforçado, além de ter muita facilidade para internalizar o conhecimento. Ele não me faz muitas perguntas em sala de aula, mas sei que é porque já conseguiu entender o que expliquei”, comentou Márcia.

A professora, que apontou a menção honrosa como um orgulho para a escola, acredita que o aluno vá seguir na área das ciências exatas e que trará ainda mais alegrias para o Município. O adolescente também se imagina no futuro imerso no universo dos números e cálculos matemáticos; por enquanto, o ramo da computação foi escolhido por ele. Até lá, segue focado na Obmep e já se prepara para conquistar a terceira menção ou, até mesmo, a primeira medalha na competição em 2019.

EXEMPLO EM CASA

A premiação foi motivo de festa também para a família de Victor. A mãe Silvia Leivas – que também leciona na Olavo Bilac – admite a felicidade em dobro pelo aluno. “Sempre salientamos a importância do estudo lá em casa. Para a irmã mais nova, ele é o exemplo”, disse Silvia, acrescentando que a filha participa pela primeira vez da Obmep, no ano que vem.

Alunos do Município reconhecidos pela 14ª Obmep

  • – Geovane Vargas Rodrigues – Emef Garibaldi, na Colônia Maciel, 8º distrito
  • – Giovana Dierong Romig – Emef Wilson Müller, na Colônia Triunfo, 4º distrito
  • – Henrique das Neves Lapuente – Emef Santa Teresinha, nas Três Vendas
  • – Johan Heineck Keiber – Emef Dom Francisco de Campos Barreto, no Laranjal
  • – Victor Leivas Rosa – Emef Olavo Bilac, no Fragata

Obmep

É uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A prova é dirigida a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio de escolas municipais, estaduais, federais e privadas. Entre os objetivos do exame, está estimular o estudo da matemática no Brasil e promover a difusão da sua cultura; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções