Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

OPERAÇÃO DESMANCHE : Polícia fecha estabelecimentos e recolhe 60 toneladas de sucata

OPERAÇÃO DESMANCHE : Polícia fecha estabelecimentos e recolhe 60 toneladas de sucata
20 fevereiro
08:16 2020

Na quarta-feira, agentes da Polícia Civil desencadearam a 95ª etapa da Operação Desmanche em Pelotas. No bairro Areal, houve a vistoria de estabelecimentos, que não dispunham de credenciamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito  (DetranRS). O material, cerca de sessenta toneladas, foi apreendido e será encaminhado para reciclagem. Num dos locais, ainda foi constatado o furto de energia elétrica.

Num dos locais foi flagrado furto de energia

Num dos locais foi flagrado furto de energia

Coordenada pelo Departamento de Inteligência da Segurança Pública da SSP, a ação integrada mobilizou mais de vinte agentes das instituições vinculadas à pasta: Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e DetranRS. É a quarta ofensiva contra o comércio ilegal de peças veiculares dentro das programações da Operação RS Verão Total, que teve início em 21 de dezembro de 2019 e estende até o dia 2 de março nas praias e águas internas do Rio Grande do Sul.

Em 21 de janeiro, a última edição da Operação Desmanche descobriu um depósito irregular de peças na principal avenida de Capão da Canoa, no Litoral Norte. O pátio, lotado de carcaças de carros, latarias, peças e motores sem procedência, funcionava há três anos na Avenida Paraguassu. O local foi interditado e aproximadamente trinta toneladas de sucata automotiva foram recolhidas. Também foi lavrado termo circunstanciado no estabelecimento por poluição e remetido relatório ao Ministério Público Estadual (MP), e à Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, informando que o local não possuía qualquer licença para o comércio de peças de veículos.

No último dia 5, em Dom Pedrito, a Operação Desmanche interditou um estabelecimento irregular onde foram recolhidos todos os veículos, num total de 20 toneladas de sucata sem procedência identificada. Um Centro de Desmanche Veicular (CDV) também foi vistoriado e notificado para providenciar regularização de exigências do DetranRS

A Força-Tarefa Desmanche é uma das principais políticas públicas para enfrentar o roubo e furto de veículos. Em 2019, esse tipo de delito caiu 31% no Estado na comparação com o ano anterior. Desde a sua criação, em 2016, a Força-Tarefa já vistoriou 54 municípios do RS, interditou mais de 130 estabelecimentos irregulares e apreendeu mais de 7 mil toneladas de peças automotivas sem procedência.

Confira os 54 municípios visitados: Aceguá, Almirante Tamandaré do Sul, Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Curumim, Eldorado do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Montenegro, Nova Bassano, Nova Prata, Novo Hamburgo, Parobé, Passa Sete, Passo do Sobrado, Passo Fundo, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santana do Livramento, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra de Areia, Torres, Vera Cruz, São Jerônimo e Viamão, Tramandaí e Xangri-lá.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções