Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

OPERAÇÃO FORSUL : Exército treina tropas em Pelotas para garantia da Lei e da Ordem

21 novembro
09:50 2018

Iniciou no último domingo em Pelotas, a Operação FORSUL que consiste em um grande exercício para adestramento de tropas da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, dentro do contexto de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Na Operação se emprega uma Força-Tarefa, denominada “FT Passo da Pátria”, composta pelo 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18º BIMtz), com sede em Sapucaia do Sul/RS, Organização Militar vocacionada para operações dessa natureza, 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (9º BIMtz) de Pelotas e pelo 6º Grupo de Artilharia de Campanha (6º GAC) de Rio Grande, totalizando cerca de 297 militares (homens e mulheres). Além de pessoal, cerca de 38 viaturas militares estão sendo utilizadas.

O exercício transcorre até hoje, na zona urbana e imediações da cidade, e a tropa passa por situações simuladas, atuando em conjunto com os demais Órgãos de Segurança Pública locais, melhorando o adestramento em situações dentro de um quadro hipotético de intervenção federal.

EXERCÍCIO treina Operações de Garantia da Lei e da Ordem

EXERCÍCIO treina Operações de Garantia da Lei e da Ordem

O objetivo desse exercício é treinar os militares, desde o planejamento, execução das ações táticas e logísticas de modo a torná-los mais preparados caso venham a ser empregados, em situações reais dessa natureza, nos diversos rincões do Brasil.

São realizadas patrulhas a pé e motorizada, abordagens de pessoas e veículos em Postos de Bloqueio e Controle de Estradas, e segurança de instalações nos chamados Postos de Segurança Estática.

A Operação FORSUL está dentro do Período de Adestramento Avançado previsto no cronograma anual de instrução das Organizações Militares da 8ª Brigada de infantaria Motorizada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções