Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Operação Golfinho alerta para os locais inadequados para banho

Operação Golfinho alerta para os locais inadequados para banho
22 janeiro
09:19 2014

A 44ª Operação Golfinho abrange 489 quilômetros de cobertura entre as praias dos litorais Norte e Sul e de águas internas do Estado – como rios e lagoas.

Ao todo, entre policiamento ostensivo e salva-vidas, o efetivo soma 2,3 mil servidores distribuídos nas 333 guaritas espalhadas pelos balneários gaúchos. Até o momento, não foram registradas mortes nas áreas que contam com equipes de salvamento.

O salva-vidas é uma sinalização de que a área é segura para os banhistas, então, não podemos validar com efetivo os locais classificados como inadequados", afirma o major.

O salva-vidas é uma sinalização de que a área é segura para os banhistas, então, não podemos validar com efetivo os locais classificados como inadequados”, afirma o major.

Diariamente, são disponibilizados pela BM boletins com o número de salvamentos, e o principal alerta da corporação é quanto à conscientização para que o banho de mar não seja feito em locais considerados impróprios.

Conforme o chefe de Operações de Salvamento Aquático da Base Avançada de Resgate Aquático da Operação Golfinho, major Julimar Fortes Pinheiro, os veranistas e moradores devem evitar áreas onde não há cobertura da Operação Golfinho.

“O número parcial de óbitos em locais não vigiados por salva-vidas chega a 42. É bastante expressivo, visto que nesses locais não há cobertura devido às condições inapropriadas das águas. O salva-vidas é uma sinalização de que a área é segura para os banhistas, então, não podemos validar com efetivo os locais classificados como inadequados”, afirma o major.

Segundo Fortes, nesta mesma época, mais de mil resgates foram realizados no ano passado e o ideal seria não ter de haver salvamentos. “Mas, para isso, precisaríamos de um grau de consciência muito maior das pessoas. Estamos realizando um trabalho intenso de prevenção e sensibilização desde o início da operação e é necessário que as pessoas respeitem a sinalização do apito, cuidem as bandeiras e busquem orientações”, disse.

A principal orientação dada pelos profissionais da Operação Golfinho é que antes de entrar no mar o banhista observe a cor da bandeira do dia e consulte o salva-vidas sobre as condições do mar. O horário funcionamento das guaritas é das 8h30 às 19h30 – nas guaritas permanentes.

Salva Vida 03Confira os números da Operação Golfinho até o último domingo  e o acumulado de salvamentos até o momento:

Litoral Norte

  • Domingo  19/01 – 23
  • Acumulado de 21 de dezembro de 2013 até domingo – 688

Litoral Sul

  • Domingo 19/01 – 8
  • Acumulado de 21 de dezembro de 2013 até domingo   – 47

Águas Internas

  • Domingo 19/01 – 12
  • Acumulado de 21 de dezembro de 2013 até domingo – 68

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções