Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Operações Integradas chegam à 50ª edição neste final de semana

11 dezembro
08:15 2017

SSP aponta força-tarefa itinerante como uma das principais mobilizadoras da queda dos indicadores de violência

Desde a formação do primeiro comboio em julho deste ano, a Operação Integrada percorre os bairros da cidade e se insere no Pacto Pelotas pela Paz como uma das maiores ações no combate à violência. Neste último final de semana, o grupo que reúne efetivos policiais e também de secretarias municipais realizou a 50ª intervenção da iniciativa criada para devolver o espaço público a quem de fato pertence: a comunidade. Até agora, mais de 3,9 mil pessoas foram abordadas, 2,4 mil veículos vistoriados, 181 deles recolhidos a depósitos credenciados ao Detran, 626 autuações de trânsito registradas e aproximadamente cem estabelecimentos comerciais notificados por irregularidades.

A cada edição, o grupo circula por diferentes regiões com o objetivo de aumentar a sensação de segurança, apreender armas ilegais, coibir o porte de drogas e o consumo de álcool ao volante, reduzir a perturbação do sossego público e identificar estabelecimentos comerciais irregulares. As barreiras são também uma estratégia para identificar e prender foragidos da Justiça.

Somente na noite de sexta-feira (8), 63 pessoas foram abordadas, 54 veículos vistoriados, dois deles recolhidos a depósitos credenciados ao Detran, 17 autos de infração de trânsito registrados, nove estabelecimentos fiscalizados e a operação de duas máquinas caça-niqueis flagradas. O comboio circulou no Pestano, Guabiroba e avenida Fernando Osório. No sábado (9), um efetivo de 14 agentes circulou pelo Centro, Porto , Fragata, Simões Lopes, Laranjal, Balneário dos Prazeres, Bom Jesus, Dunas, Getúlio Vargas, Pestano. A ação envolveu a abordagem de 51 pessoas.

O secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, atribui a queda nos indicadores de violência à atuação conjunta das várias forças policiais da cidade e das secretarias municipais, responsáveis. Segundo ele, pelos bons resultados obtidos no primeiro semestre.

“Toda essa integração é primordial para conseguirmos aumentar a segurança, reduzir os índices de criminalidade e a perturbação do sossego público. Em qualquer uma dessas situações, a meta é sempre o mesma: devolver o espaço público às pessoas de bem”, afirmou Ferreira.

Dentro do eixo Policiamento e Justiça do Pacto, a atuação da Operação Integrada baseia-se em planejamento estratégico qualificado com subsídios técnicos do Observatório Municipal de Segurança Pública e do Departamento de Inteligência de Segurança Pública (Disp). As duas divisões da SSP, implantadas neste ano, operam com o desenvolvimento de uma base de dados que aponta as áreas de maior concentração de vários tipos de delitos e ocorrências. O mapeamento serve como indicativo para direcionar os efetivos às regiões onde há maior necessidade do fortalecimento da presença policial para elevar progressivamente a proteção da sociedade.

A cada edição, o grupo circula por diferentes regiões com o objetivo de aumentar a sensação de segurança

A cada edição, o grupo circula por diferentes regiões com o objetivo de aumentar a sensação de segurança

Quem participa

  • Guarda Municipal
  • Brigada Militar
  • Secretaria de Transporte e Trânsito (STT)
  • Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU)
  • Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS)
  • Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções