Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Orquestra Estudantil Municipal abre inscrições para aulas

Orquestra Estudantil Municipal abre inscrições para aulas
02 março
08:25 2020

Há quase dois anos, a Orquestra Estudantil Municipal (OEM) coleciona histórias de jovens talentos pelotenses revelados e aprimorados na música erudita.

Criado pela Prefeitura de Pelotas em maio de 2018, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), o projeto está prestes a retomar as atividades em 2020 e abre 30 vagas para novos alunos interessados em se juntar ao grupo já formado de cerca de 70 meninas e meninos, que veem na arte uma forma de alavancar seus sonhos.

Estudantes da rede municipal com e sem conhecimento prévio na área podem se inscrever para a Orquestra a partir de segunda-feira (2) até as 17h do dia 13 de março, diretamente nas escolas.

Podem participar alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Os interessados devem procurar as secretarias dos educandários e solicitar o edital e a ficha de inscrição, onde deverão preencher com informações pessoais e apontar quais dos instrumentos desejam estudar: violino, viola, violoncelo, flauta, escaleta, piano, violão e percussão. O documento deve ser assinado por um responsável e enviado para o e-mail [email protected].

PROJETO ofertado pela Prefeitura é voltado para alunos da rede municipal iniciantes na música

PROJETO ofertado pela Prefeitura é voltado para alunos da rede municipal iniciantes na música

OPORTUNIDADE

Serão ofertadas, neste ano, para a OEM, 30 novas vagas para aulas de percussão, violino, contrabaixo, teclado, violão e flauta doce. As aulas para os novos alunos começam em abril e serão realizadas nos turnos da manhã e da tarde, no turno inverso ao da escola. A coordenadora da Orquestra, Lys Ferreira, explica que o curso é uma oportunidade para desenvolver habilidades e conhecimentos básicos necessários para iniciar a atuação na música.

“Fazer parte de uma orquestra requer compreender o papel de cada instrumento e indivíduo, valorizando não só o som mas, também, o silêncio e o momento de ouvir e de ser ouvido. É um excelente exercício de convivência entre jovens de escola pública e uma oportunidade para praticá-lo de forma coordenada e colaborativa”, acrescenta Lys.

A professora destaca que a experiência reflete na valorização e autoestima dos integrantes, o que impacta, inclusive, no estudo de outras áreas. “Nesses dois primeiros anos, os alunos atuaram como músicos dentro das suas escolas, tocando para seus colegas, professores e funcionários, recebendo a atenção e carinho de um público com o qual convivem e trocam ideias diariamente”, frisa, lembrando a importante participação do grupo nas duas últimas edições do Festival Internacional Sesc de Música, que reúne centenas de artistas de todo o mundo em Pelotas.

SELEÇÃO E VAGAS

O processo seletivo para aferir competências e habilidades iniciais dos candidatos inclui entrevista e prova prática de aptidão musical, realizadas nos dias 16, 18 e 20 de março no local das aulas e ensaios do projeto – o prédio da antiga Estação Ferroviária de Pelotas, no Largo Portugal, 37, das 13h30min às 18h. Serão reservadas até 5% das vagas em cada instrumento para alunos com deficiência aprovados na seleção e que apresentem laudo médico comprobatório durante o processo avaliativo. A Associação de Amigos, Mães e Pais dos Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho) é parceira da iniciativa.

DISPONIBILIDADE DE INSTRUMENTOS

Neste ano, são ofertados pela Secretaria de Educação e Desporto seis instrumentos para empréstimo nas aulas: cinco violinos e um contrabaixo. Além destes novos empréstimos, já estão em uso pelos alunos da Orquestra cinco violinos, duas violas, dois violoncelos, duas flautas e um teclado. Doações do Rotary e outras anônimas também ajudaram a equipar o grupo.

Mais informações sobre a inscrição e etapas de seleção podem ser obtidas nas secretarias das escolas, a partir de segunda-feira (2), ou no e-mail [email protected].

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções