Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Os muitos benefícios da maçã

Os muitos benefícios da maçã
22 maio
14:36 2018

A fruta é rica em fitonutrientes que ajudam na manutenção e promoção da saúde

Originária da Ásia e conhecida desde o período Neolítico, a maçã é a fruta mais cultivada do mundo e faz parte da tradição de muitas culturas. Ao longo da história, inúmeros estudos têm comprovado os vários benefícios da maçã, especialmente devido às suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Estes benefícios devem-se à quantidade de polifenóis e flavonoides presentes especialmente na casca, substâncias que combatem os radicais livres e ajudam a retardar o envelhecimento, porque preservam as células.

A maçã contém vitaminas B1, B2, niacina, sais minerais, fósforo e ferro, e é rica em pectina, fibra solúvel que melhora a microbiota intestinal e aumenta o bolo fecal. Outro componente da fruta é a quercetina, um flavonoide natural que possui propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas (pois atua sobre o sistema imunológico), antiviral, antialérgica e de proteção cardiovascular, por prevenir o aumento das taxas de colesterol e manter os níveis ideais de glicose e triglicerídeos. A fruta é considerada um ‘alimento detergente’ que ajuda a manter a boa higiene bucal, uma vez que as fibras promovem uma autolimpeza nos dentes, evitando a formação de placas bacterianas que causam cáries e problemas na gengiva.

O sabor característico deve-se à presença de açúcares e a uma pequena quantidade de ácidos orgânicos, principalmente o málico. A maçã contém 85% de água e aproximadamente 60 calorias por 100g, o que faz da fruta uma excelente opção, inclusive, para pessoas que buscam manter o controle de peso, pois a pectina aumenta a sensação de saciedade – por retardar o esvaziamento gástrico – e a excreção de gorduras nas fezes, e dificulta a absorção da glicose, controlando a glicemia. Outra vantagem é a versatilidade para o transporte e o consumo fora de casa, assim como o preço, que é acessível para a grande maioria da população.

Vários estudos relatam a existência de milhares de espécies de maçãs e as variedades mais cultivadas são Gala, Golden e Fuji, cujas árvores necessitam de baixa temperatura para obter uma abundante floração. No Brasil, as principais regiões produtoras ficam nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Consciente da sua responsabilidade como empresa voltada para a saúde das pessoas, a Yakult foi uma das pioneiras no cultivo de maçãs da variedade Fuji no Brasil, trazida do Japão em 1975 para a Fazenda Lagoinhas, em São Joaquim (SC).

Comprovações – Entre os estudos que demonstram a ação benéfica dos componentes da maçã está o que foi desenvolvido na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Os cientistas constataram que a combinação de fitonutrientes encontrados na polpa e na casca da fruta é uma importante fonte de antioxidantes, pois evita que os radicais livres presentes no organismo causem danos aos tecidos e às células. Em estudos in vitro, os cientistas trataram células cancerígenas do cólon e do fígado com extrato de maçã e demonstraram que a proliferação dessas células foi inibida.

Em outro estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram que tanto a maçã quanto o suco da fruta contêm parcelas significativas de fitonutrientes capazes de obstruir a oxidação do LDL-colesterol, conhecido como mau colesterol e um dos principais causadores de doenças cardiovasculares.  Pesquisas realizadas na Finlândia indicam, ainda, que os fitonutrientes da maçã estão relacionados ao menor risco de ocorrências de doenças cardíacas e de câncer de pulmão.

 

* Vanessa da Veiga é nutricionista do Departamento de Ciências e Pesquisas da Yakult do Brasil

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções