Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

OUTUBRO ROSA : Atendimento prioritário para as mulheres nas UBS

OUTUBRO ROSA : Atendimento prioritário para as mulheres nas UBS
17 outubro
09:44 2018

As 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas terão como prioridade o atendimento às mulheres. Durante o Outubro Rosa, os profissionais da Saúde vão focar na conscientização e na prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Será um mês dedicado às mulheres. Estaremos com nossos profissionais mobilizados para acolher e atender o maior número possível. A prevenção e a informação são fundamentais para se ter uma boa saúde e uma melhor qualidade de vida”, destacou a prefeitura Paula Mascarenhas.

O principal desafio será o aumento do acesso das mulheres às UBSs, para coleta do exame citopatológico preventivo ao câncer de colo do útero. Para tanto, a mobilização de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde é a principal ferramenta para atingir o maior número de pacientes. Durante o mês de setembro, os profissionais se reuniram para organizar as iniciativas e estabelecer as metas.

Entre as ações, estão previstas a busca ativa de mulheres entre 25 e 64 anos, idades preconizadas pelo Ministério da Saúde para coleta de citopatológico. A meta é atingir, em até um ano, 23 mil mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde dentro da faixa etária. As unidades vão priorizar os agendamentos de exames e as consultas preventivas. Serão disponibilizados, também, os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.

Hoje, ocorrerá o lançamento da Caderneta da Mulher Pelotense. O material, que será distribuído pelos agentes e entregue nas UBSs, é um guia completo à saúde da mulher, com dados da paciente, controle de histórico de procedimentos, marcações de exames, dicas de prevenção e informações úteis.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções