Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

PA Clínico, Adulto e Pediátrico já está funcionando

PA Clínico, Adulto e Pediátrico já está funcionando
18 março
15:46 2014

O prefeito Eduardo Leite inaugurou, na tarde desta segunda-feira (17/03/2014), o novo Pronto Atendimento (PA) Clínico Adulto e Pediátrico de Pelotas, viabilizado por mais uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A unidade deve atender uma média diária de 150 pacientes adultos e 50 crianças e dar uma contribuição significativa para diminuir o fluxo de pessoas e o tempo de espera no Pronto Socorro de Pelotas (PSP). O novo Pronto Atendimento começou a funcionar às 20h e não deve fechar mais as portas: o PA Adulto estará aberto 24 horas ao dia, sete dias da semana. O PA Infantil manterá os mesmos horários já praticados: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos feriados, em turno reduzido.

Eduardo Leite inaugurou o prédio, e elogiou as novas instalações

Eduardo Leite inaugurou o prédio, e elogiou as novas instalações

Eduardo elogiou a equipe liderada pela secretária Arita Bergmann, “que trabalha com seriedade e empenho e traz confiança e orgulho ao governo municipal”, e destacou a coragem da UCPel, em dizer “sim” ao desafio de montar o PA em menos de 90 dias. “Estamos todos muito contentes em ter conseguido. Parece inacreditável”, comentou o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Jr. Ele recordou que  este ano a Universidade Católica recebeu o reconhecimento legal do governo federal como “universidade comunitária” – uma instituição de ensino superior privada, mas com caráter público. “Para nós importa o resultado social e não o financeiro”, destacou, “Nesta escola (UCPel) se ensina atendendo”.

Diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial do Estado do Rio Grande do Sul (DAHA/RS), Marcos Lobato confirmou a ajuda financeira do governo do Estado para a obra do PA e para o custeio de sua manutenção. “Queremos ajudar no que for possível”, disse Lobato, lembrando que equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) tem vindo seguido a Pelotas, para inaugurações. “É muito bom ver tantas melhorias sendo feitas na área da saúde. Espero retornar em breve, para a inauguração das novas UPAs”, comentou. “Mesmo em época de eleição, o governo estadual tem demonstrado uma noção elevada do espírito público”, elogiou o prefeito Eduardo.

Com a nova unidade, atendimento será qualificado

Com a nova unidade, atendimento será qualificado

A nova unidade, em ambiente ampliado e modernizado, deve qualificar o acesso da população, para que tenha um atendimento mais rápido e eficaz nos serviços do Sistema Único de Saúde. O Pronto Socorro continuará fazendo a classificação de risco e serão encaminhados ao PA os pacientes que receberem a classificação de cor verde – situações intermediárias, que necessitam de medicação, mas que não são urgências ou emergências, tais como dores de ouvido e de garganta. Os de cor azul são encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os de cor amarela e vermelha, são atendidos no PSP.

O PA fica na rua General Osório, 1.125, em prédio amplo localizado muito próximo do PSP e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o que facilitará o deslocamento dos pacientes. A reforma do prédio, cedido pela UCPel, foi possibilitada pelo Termo Aditivo (TA) no valor de quase R$ 100 mil, em recursos próprios da prefeitura.  O espaço possui infraestrutura completa com recepção, salas de espera e de observação separadas para adultos e crianças, com leitos de curta permanência, consultórios clínicos e postos de enfermagem e conta com uma equipe qualificada de pediatras, clínicos, enfermeiros e técnicos, assistente social, entre outros profissionais que compõem o quadro do HUSFP.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita, Paula Mascarenhas; representando a Câmara Municipal de Pelotas, o vereador Marcus Cunha (PDT); a deputada estadual Miriam Marroni (PT); o diretor de Assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Edevar Rodrigues Machado Junior; o coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde de Pelotas, Milton Martins, e integrantes das equipes da UCPel e da SMS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções